sexta-feira, 1 de junho de 2012

METAMORFOSE

E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2

A expressão traduzida por "transformai-vos", no nosso texto, vem da palavra grega metamorphoo, "mudar, transfigurar, alterar na aparência". A nossa palavra "metamorfose" é derivada dessa raiz grega. Uma das definições de metamorfose é "mudança acentuada que tem a ver com desenvolvimento, na forma ou de um animal (como uma borboleta ou rã), e que ocorre após o nascimento".
A minha mulher e eu gostamos de jardinagem, mas se não tivermos cuidado, certas criaturas que passam por metamorfoses arruínam aquilo que plantamos. A natureza delas é assim. Chamam-se lagartas. A maioria das pessoas despreza essas criaturas destruidoras e rastejantes. Mas quando uma lagarta passa pela metamorfose, a sua natureza altera-se e ela emerge da crisálida como uma linda borboleta.
Nos primeiros séculos da era cristã, a borboleta era usada como símbolo da ressurreição. A ideia era a seguinte: assim como a natureza da lagarta se transforma pelo processo da metamorfose, assim também aqueles que morrem em Cristo serão transformados de mortais para imortais pela ressurreição na Segunda Vinda (ver 1 Coríntios 15:51-53).
Há um clube exclusivo na América, chamado Clube Lagarta. Admite só pessoas que tenham sobrevivido à queda de um avião, sem pára-quedas, e que tenham vivido para contar a história. Os seus membros crêem que receberam uma segunda oportunidade para viver, e não surpreende que a lagarta seja o símbolo da sua 'nova vida'.
A Bíblia ensina que o povo de Deus passará por uma metamorfose por ocasião da Segunda Vinda. Se quisermos experimentar essa mudança precisamos primeiro de experimentar a metamorfose da conversão - transformação que ocorre quando o Espírito Santo entra na nossa vida enos torna novas criaturas em Cristo. Em ambos os casos, é o poder de Deus que entra em acção. Alguns chamam a essa energia transformadora " o poder da ressurreição" (ver Filipenses 3:10).
Todos precisamos desse poder hoje!