terça-feira, 5 de junho de 2012

LARGAR O PESO TODO

Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós. I Pedro 5:7

A anedota seguinte pode ter sido inventada, mas ilustra um facto. De acordo com a história, quando um montanhês completou o seu septuagésimo quinto aniversário, um piloto de avião ofereceu-se para o levar a dar um passeio aéreo e sobrevoar as terras onde ele tinha vivido. Apreensivo a princípio, o idoso senhor finalmente aceitou o convite. Quando regressou a terra firme, um dos seus amigos perguntou:
- Então, o senhor não teve medo, tio Dudley?
- Não, não cheguei a ter medo. Sabes, eu não apoiei todo o meu peso no banco do avião!
Nós sorrimos, mas não é isso que acontece muitas vezes? Não confiamos completamente em Deus e podemos ser comparados ao homem que se arrastava ao longo de uma estradinha carregando um pesado fardo às costas. Um agricultor passou por ele numa carroça e ofereceu-lhe boleia. O homem aceitou. Depois de algum tempo, o agricultor observou que o homem continuava a carregar o fardo. Quando o agricultor insistiu para que ele o colocasse no chão da carroça o homem respondeu: "Não creio que o pobre cavalo aguente sozinho."
Quando se trata da salvação, é isso justamente que está correcto. "Do Senhor é a salvação." Salmo 3:8. Ela não nos pertence. Só temos que aceitá-la; não podemos fazer nada para merecê-la. Isso inclui tentar carregar o nosso próprio peso ou tentar 'ajudar' Deus a levar os nossos fardos.
Agora, para o 'homem natural', pode parecer razoável que uma pessoa tenha de fazer algo para conquistar ou merecer a salvação, mas esse não é o caminho de Deus. Precisamos de confiar n'Ele completamente. Temos de colocar sobre Ele os nossos fardos. Então Deus efectuará em nós "tanto o querer como o realizar, segundo a Sua boa vontade" (Filipenses 2:13) - e essas não são as nossas obras; são as d'Ele.
Será que hoje, ao examinar a sua vida, vai descobrir que nunca lançou todas as suas ansiedades sobre o Senhor ou que, tendo feito isso alguma vez no passado voltou a tomar o fardo sobre si próprio novamente? O bom convite de Deus é "Vinde a Mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei." Mateus 11:28. Largue o seu peso todo. Pode confiar que Deus o manterá (Salmo 55:22), pois Ele cuida de si.