quinta-feira, 28 de junho de 2012

DE ESTORVO A AUXÍLIO

Toma contigo a Marcos e traze-o, pois me é útil para o ministério. 2 Timóteo 4:11

Maria, mãe de Marcos, possuía uma casa em Jerusalém (ver Actos 12:12). A partir deste facto concluímos que a sua família tinha mais recursos que a maioria dos cristãos primitivos. Ele e o seu tio Barnabé acompanharam Paulo na sua primeira viagem missionária. Tudo ia bem, aparentemente, até que chegaram a Panfília; nesse lugar o menino rico e mimado, "afastando-se deles, voltou para Jerusalém".
Chegada a época da Segunda viagem missionária, o tio Barnabé quis dar uma Segunda oportunidade a Marcos. Mas Paulo disse que não. Para falar a verdade, os dois veteranos missionários tiveram "tal desavença que vieram a separar-se". Actos 15:37-41.
Só que esse não foi o fim da história. Durante algum tempo, nós perdemos de vista Marcos, mas em Colossenses 4:10 conseguimos vê-lo de relance, quando Paulo insiste para que os crentes em Colossos o "recebam", e na epístola a Filémon, Paulo refere-se a Marcos como um dos seus cooperadores. Finalmente, na sua última epístola, Paulo instrui Timóteo a levar Marcos com ele para Roma, porque era "útil para o ministério". Obviamente, Marcos tinha deixado de ser um estorvo e passado a ser um auxílio.
Teria essa mudança ocorrido sem o tratamento 'da vara e do doce' que recebeu? Possivelmente não. Marcos parece ter precisado da abordagem da 'vara' por parte de Paulo para chegar a reconhecer as suas limitações; por outro lado, necessitava também do "doce" por parte de Barnabé, para não desistir, afundando no desânimo.
Deus equilibra perfeitamente a justiça e a misericórdia, e essa combinação existe para a nossa salvação.
Para os seres humanos, é difícil demonstrar tanto equilíbrio. Mas às vezes o pai e a mãe, trabalhando em comum acordo, podem exercer algo próximo com a misericórdia e a justiça de Deus, no sentido de efectivamente encaminhar um filho obstinado.
Mas atenção: para ter sucesso garantido, os personagens deste drama precisam de aprender a andar humildemente com o seu Deus (ver Miqueias 6:8).