sexta-feira, 29 de junho de 2012

CUIDADO COM OS ROUBOS

Conserva a que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Apocalipse 3:11

Há muitos anos, um casal mudou-se para outro Estado à procura de uma vida melhor. Compraram uma pequena propriedade rural. Aconteceu que o solo era menos produtivo do que esperavam, e a água sabia mal. Com o tempo, entretanto, acostumaram-se ao gosto da água.
Um dia, dois viajantes sedentos passaram por ali e pediram água para beber. Enquanto o agricultor conversava com eles, a sua esposa foi tirar água do poço e deu-lhes um copo cheio. Um deles despejou um pouco da água numa garrafa. A esposa teve a curiosidade de saber porque é que ele tinha feito aquilo, mas logo tirou a ideia da cabeça.
Os meses passaram-se. Os mesmos dois homens voltaram. Desta vez, fizeram a proposta de comprar a propriedade. A oferta parecia muito razoável. Afinal de contas, a colheita mal justificava o trabalho e o que se investia na terra. Certos de que estavam a fazer um óptimo negócio, concordaram em vender aquele lugar miserável. Só mais tarde é que descobriram que sob os seus pés havia um rico depósito de petróleo que os teria deixado ricos para o resto da vida. O copo de água tinha sido a amostra que os dois estranhos levaram e que provou haver petróleo naquele subsolo.
A Bíblia é como uma quinta. Dentro das suas divisas existe um vasto depósito de verdade (ver João 5:39). O problema é que muitos que possuem o Livro, nunca cavam suficientemente fundo para compreender a sua mensagem e aplicá-la à vida. Assim como aquele casal de agricultores, mal revolvem a superfície.
Não é nenhuma surpresa, portanto, que essas pessoas, como os ouvintes à beira do caminho na parábola do semeador (ver Mateus 13:4), permitam que os críticos da Bíblia, que professam ultrapassar em sabedoria o que está escrito (ver 1 Coríntios 4:6), venham e lhes roubem o que de mais precioso há no mundo todo - a vida eterna.
Se você e eu quisermos descobrir os ricos depósitos da verdade ocultos na Bíblia, precisamos de cavar bem fundo e não meramente raspar a superfície. Se o fizermos com oração e espírito submisso de quem quer aprender, seremos guiados pelo Espírito Santo às ricas jazidas da verdade. Leia João 16:13 e 1 Coríntios 2:10.