domingo, 24 de junho de 2012

A CRUZ VERMELHA

Celebraremos com júbilo a tua vitória, e em nome do nosso Deus hastearemos pendões. Salmo 20:5

Na sua história da Guerra dos Bôeres, Arthur Conan Doyle conta como um pequeno contingente de soldados britânicos foi surpreendido por uma força inimiga duas vezes mais forte. Os britânicos que já tinham sido feridos no combate estavam expostos; encontravam-se numa situação desesperadora.
Um cabo britânico da infantaria montada entendeu que, a menos que se fizesse algo, em pouco tempo os indefesos homens seriam exterminados como gado.
Ele pegou num travesseiro e, com o seu próprio sangue e o de um outro soldado, pintou sobre ele uma cruz. Hasteou-o como se fosse uma bandeira à vista dos Bôeres. O inimigo respeitou a 'cruz vermelha' e cessou o bombardeio, salvando a vida de muitos dos feridos.
Os antigos israelitas tinham seis cidades de refúgio, onde alguém que involuntariamente tivesse matado uma pessoa poderia esconder-se de um parente vingativo. Essas cidades estavam localizadas estrategicamente, para que nenhum israelita morasse a mais de 50 quilómetros de uma. Um fugitivo que reivindicasse a protecção de uma dessas cidades, podia contar com um julgamento justo e, se fosse considerado inocente, poderia permanecer na cidade até à morte do sumo sacerdote.
Essas antigas cidades de refúgio tipificavam Cristo; pois Cristo, que é Deus, "é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações". Salmo 46:1. Jesus protege-nos quando recorremos a Ele com fé. Salomão estava a referir-se provavelmente a esse simbolismo quando disse: "Torre forte é o nome do Senhor, à qual o justo se acolhe e está seguro." Provérbios 18:10.
Quando pecamos, nos arrependemos e procuramos refúgio em Cristo, Ele defende-nos dos ataques de Satanás, nosso inimigo. Isso foi exemplificado quando "o anjo do Senhor" defendeu Josué, o sumo sacerdote, das acusações do arquienganador (ver Zacarias 3:1-7). Mas Cristo ainda faz mais; Ele também nos dá o "escudo da fé" com o qual podemos "apagar todos os dardos inflamados do maligno". Efésios 6:16. É só sob a Sua ensanguentada cruz que podemos encontrar refúgio seguro contra o inimigo das almas.