sábado, 23 de junho de 2012

CORAGEM DIANTE DE POTESTADES TERRESTRES

Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, ...por três dias...; eu e as minhas servas também jejuaremos. Depois irei ter com o rei, ainda que seja contra a lei; se perecer, pereci. Ester 4:16

Nos tempos antigos, os governantes tinham poder sobre a vida e a morte dos seus súbditos. Nos tempos modernos, embora a sua autoridade possa estar limitada, eles ainda exercem o poder como algo com o qual não se brinca. Contrapor-se a esses poderosos exige coragem. Ester, mencionada no nosso texto, é um expoente desse tipo de coragem.
Outro exemplo dessa coragem ocorreu quando o Imperador Guilherme II fez uma viagem de iate para a Noruega. A fim de mostrar autoridade (ele provavelmente estava sob a influência de um pouco de álcool), o imperador foi à ponte de comando e tocou o sino para a casa das máquinas, ordenando velocidade máxima. O piloto, um homem chamado Nordhums, prontamente deu uma contra-ordem. Quando o imperador insistiu em repetir a sua ordem sem sentido, o velho navegador trovejou:
- Saia da ponte de comando! - Depois, segurando firmemente o leme, continuou: - Este barco está sob a minha responsabilidade, e não vou admitir a interferência do imperador ou de quem quer que seja!
No dia seguinte, o imperador, já sóbrio, condecorou Nordhums pela sua coragem e designou-o como seu piloto para o resto da vida - "em águas norueguesas".
Há pouco tempo, a minha mulher e eu ficámos a saber de um incidente ocorrido na Tailândia, que ilustra um tipo semelhante de coragem. Um oficial do governo ordenou que uma escola cristã fosse transferida, por razões políticas, para uma região onde havia combates contra o governo central birmanês. Os professores homens estavam prontos a obedecer à ordem, mas uma jovem instrutora, compreendendo o perigo que a mudança representaria para os alunos, enfrentou as autoridades. Quando um soldado extremamente zeloso ameaçou matá-la se ela não cumprisse a ordem, a professora disse: "Se o senhor me matar, irei para o Céu. E o senhor, para onde irá?" O soldado recuou.
O cristão deve respeitar as autoridades constituídas. Mas quando essas autoridades se colocam no caminho das ordens claras de Deus, deve ter a coragem de traçar a linha de separação (ver Actos 5:28 e 29).