segunda-feira, 25 de junho de 2012

COLABORAÇÃO

Um ao outro ajudou, e ao seu próximo disse: Sê forte. Assim o artífice anima ao ourives, e o que alisa com o martelo ao que bate na bigorna, dizendo da soldadura: Está bem feita. Isaías 41:6 e 7

As formigas tecelãs do Sul da Ásia constroem os seus ninhos de um modo muitíssimo engenhoso. Uma coluna desses insectos forma-se sobre uma das margens de uma folha, ficando sobre ela com as patas traseiras enquanto puxam outra folha com as patas dianteiras. Com um invejável trabalho de equipa, encostam as duas margens das folhas. Entretanto, outro grupo de formigas prepara-se na parte debaixo das folhas. Cada uma destas últimas formigas segura nas pinças uma larva viva, que no momento certo tece um fio e o prende às duas folhas, unindo-as firmemente. Continuando dessa maneira, as formigas trabalham juntas até concluir o ninho.
Outro exemplo notável de cooperação é o que se observa entre a formiga 'pseudomyrmus' e um tipo de árvore de acácia que existe na América Central. Essa árvore é coberta de espinhos que crescem aos pares como os chifres de um touro. Perto da ponta de um dos 'chifres' há um buraquinho que serve de entrada para o interior do espinho, onde vive a colónia das formigas.
Como retribuição pelo abrigo, as formigas protegem a árvore da acácia das formigas cortadoras. Estas podem rapidamente acabar com as folhas de uma árvore desprotegida. A árvore da acácia, por sua vez, oferece às formigas "pseudomyrmus" um doce néctar do qual elas se alimentam.
A Natureza apresenta muitos outros exemplos interessantes de simbiose, e em alguns desses casos a cooperação é absolutamente essencial à vida. No reino espiritual, entretanto, Deus, que é infinitamente poderoso, não 'necessita' da nossa colaboração na obra de salvar pecadores. Nas palavras de João Milton: "Deus não precisa nem das obras nem das dádivas dos homens".
Deus poderia completar a Sua obra de modo muito mais rápido e eficaz através do ministério dos anjos, mas na Sua infinita sabedoria, e para o nosso bem, o nosso Senhor convida-nos a colaborar com Ele e uns com os outros. Ao procedermos assim, encorajamo-nos mutuamente como o fizeram as pessoas mencionadas no versículo para a meditação de hoje.