quinta-feira, 3 de maio de 2012

SÓ DEUS CONHECE O CORAÇÃO

Muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, ... e a nenhuma delas foi Elias enviado. Lucas 4:25 e 26

De certo que se lembra da história: o povo de Israel caíra em terrível apostasia. Num esforço para os levar de novo ao culto de Jeová, Deus tinha-lhes enviado uma seca de três anos e meio (ver 1 Reis 17). Depois do ribeiro de Querite ter secado, "veio a palavra do Senhor" a Elias, porque Ele tinha ordenado a uma mulher viúva que o sustentasse (versos 5-9).
Conhecemos muito pouco acerca desta mulher. Nem sabemos o seu nome. Quando Jesus falou aos Seus ouvintes a respeito dela, já tinha morrido há mais de 700 anos. Porque, então, mencionar essa mulher anónima, virtualmente desconhecida? Porque ela era o tipo de pessoa que faria qualquer coisa que Deus lhe pedisse.
Era evidente que não havia em Israel uma única residência onde Elias pudesse ser bem recebido - ou porque os seus moradores temessem represálias do rei, ou porque odiavam Elias por ele ter causado a seca. Na época em que ocorreram esses eventos, sabemos que Acabe e Jezabel eram rei e rainha, respectivamente. Acabe era um homem ímpio de vontade fraca; Jezabel era uma mulher ímpia de vontade forte.
Foi muito estranho, mas Deus enviou Elias a Sidom, o próprio reduto do paganismo, para aí buscar refúgio. Não se esqueça de que Etbaal, rei de Sidom, era o pai de Jezabel (ver 1 Reis 16:31), e com toda a certeza era também um idólatra. Entretanto, naquela terra de adoradores de Baal, morava uma viúva que Deus podia usar para hospedar o Seu servo. Acho que às vezes temos a tendência para pensar que os verdadeiros seguidores de Deus existem apenas em países cristãos; esquecemo-nos de que "em qualquer nação, aquele que O teme e faz o que é justo Lhe é aceitável". Actos 10:35.
Há alguns anos, conversei com um professor que insistia no facto de que, com raras excepções, apenas aqueles que tivessem ouvido falar de Cristo teriam a possibilidade de ser salvos - caso contrário, não faria sentido a ordem de Cristo para que os Seus seguidores fossem a todo o mundo pregar "o evangelho a toda a criatura". Marcos 16:15. Ele pode ter alguma razão, mas é possível também que nós nos surpreendamos quando chegarmos ao Céu e lá encontrarmos pessoas que não esperávamos ver - e isso talvez o inclua a si e a mim!