sexta-feira, 11 de maio de 2012

SERVIÇO ABNEGADO

Na cidade de Jope havia uma mulher chamada Dorcas..., uma crente que estava sempre fazendo coisas bondosas pelos outros, especialmente pelos pobres. Actos 9:36 (A Bíblia Viva)

Geralmente, as mulheres têm uma forma de lidar com a doença e o infortúnio diferente da dos homens. Na adolescência, Florence Nightingale, a fundadora da enfermagem moderna, creu que tinha ouvido a voz de Deus chamá-la para o serviço. Quando os pais dela souberam da sua decisão de ser enfermeira, opuseram-se com firmeza. Ela era bonita e inteligente, e a mãe fazia planos de um belo casamento para a filha. Um dos pretendentes, Richard Monckton Milnes, mais tarde um lorde inglês, propôs-lhe casamento muitas vezes, mas ela recusou sempre.
Em 1851, quando Florence tinha 30 anos, os seus pais finalmente permitiram-lhe que fosse para Kaiserwerth, na Alemanha, a fim de adquirir experiência de enfermagem. Em 1854 ela teve a oportunidade de praticar o que aprendera, quando a Grã-Bretanha se envolveu na Guerra da Crimeia. Sidney Herbert, secretário da guerra no gabinete britânico, convidou-a para ir à Crimeia cuidar dos feridos. Ela aceitou e embarcou num navio com outras 38 enfermeiras.
Quando chegou a Scurati (do outro lado de Constantinopla, hoje Istambul), Florence encontrou centenas de feridos sem cuidados, que tinham acabado de chegar da Batalha de Balaclava. Muitos deles eram membros da unidade que ficou famosa por causa do poema de Lorde Alfred Tennyson.
Alguns oficiais do governo opuseram-se aos esforços de Nightingale em favor dos soldados, alegando que ela estava "a dar mimo a brutos", mas ela continuou com a sua obra de misericórdia. Entre os feridos, era conhecida como a "dama da lanterna", devido ao seu costume de caminhar pelas enfermarias com uma lanterna na mão.
Quando a guerra terminou em 1857 e Florence regressou a Inglaterra, recebeu imensas homenagens, mas deixou-as todas de lado e dedicou os seus restantes anos de actividade ao serviço em favor dos outros, aposentando-se depois, completamente ignorada. Em 1907, quando lhe foi concedida a Ordem do Mérito, a notícia apareceu como uma surpresa para a maioria das pessoas. Achavam que ela já tinha morrido há meio século.
Deus pode não o ter chamado a si ou a mim para a profissao da enfermagem, mas Ele chama todos os cristãos para prestarem um serviço desinteressado, de uma forma ou de outra.