segunda-feira, 14 de maio de 2012

RENOVAÇÃO DIÁRIA

Por isso não desanimamos: pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo o nosso homem interior se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda a compararão. 2 Coríntios 4:16 e 17

Num dos seus livros, Kagawa Toyohiko, um conhecido cristão japonês, conta a emocionante história de um dos seus compatriotas que foi acometido por uma doença da pele, parecida com o pênfigo, que o estava a consumir lentamente. A ciência médica só tinha um paliativo, uma solução química que aliviava mas não curava o mal. Para que o tratamento fosse eficaz, o corpo desse homem precisava de ser mergulhado (com excepção da cabeça, naturalmente) naquela solução. Com o estoicismo típico dos japoneses, o sofredor entrou numa banheira cheia daquela solução. E ali permaneceu, excepto por breves períodos, durante sete longos anos!
Enquanto os dias se arrastavam, um raio de luz penetrou na mente sofrida daquele homem - a história do evangelho. Ele abriu a sua alma à mensagem, e uma onda de esperança e poder inundou-lhe a consciência. A seu pedido foi colocado, ao nível dos seus olhos, um Novo Testamento, para que ele pudesse ler. Dia após dia, mês após mês, ano após ano, ele bebeu as palavras de vida daquele Livro. Quase se esqueceu da dor que lhe torturava o corpo; em seu lugar, sentiu uma paz duradoura. À medida que as suas forças aumentavam, ampliava-se a sua vida espiritual. Aquela banheira tornou-se uma espécie de altar sagrado.
Não sei se a ciência médica já encontrou a cura para essa doença específica. Mas hoje há outras aflições incuráveis que são igualmente terríveis, ou talvez mais ainda.
O mundo não é mais do que um centro de corrupção, sempre a abrir espaço para mais vítimas. A situação, porém, não é desesperadora. Não importa quão lenta ou rapidamente os nossos corpos físicos se estejam a degenerar, podemos renovar a nossa natureza espiritual dia após dia mediante o estudo da Palavra - e aguardar o dia em que teremos corpos novos e imortais (ver Romanos 8:23).