sábado, 12 de maio de 2012

RECONCILIADOS - QUASE TARDE DEMAIS

Eis que Eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; Ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais. Malaquias 4:5 e 6

Sue Kidd, enfermeira num hospital da Carolina do Sul, escreveu há algum tempo uma comovente história para a revista Guideposts. Ela tinha acabado de verificar os sinais vitais de um tal Sr. Williams, que tivera um ataque cardíaco algumas horas antes. Todas as indicações pareciam boas. Quando ela saía do quarto, o doente pediu-lhe que chamasse Janie, a sua filha única. Ela prometeu que chamaria. Ele também pediu um pedaço de papel e lápis, que Sue colocou sobre a mesinha ao lado da cama.
Quando Sue conseguiu localizar Janie e contar-lhe o que se passou com o pai, ouviu um grito:
- Não! Não pode ser! Ele não está a morrer, pois não?
Sue garantiu-lhe que não, mas sugeriu que Janie o visitasse rapidamente.
- Vou já - prometeu Janie. Depois, antes de desligar o telefone, confessou: - O meu pai e eu não nos falamos há quase um ano. Tivemos uma grande discussão por causa do meu namorado e eu saí a correr de casa, dizendo: "Odeio-o!" Já quis pedir perdão, mas ... - E desligou.
Quando Sue voltou para examinar o Sr. Williams, ele já não respirava. Todos os esforços para o reanimar foram inúteis. Quando Janie chegou e soube da terrível notícia, ficou inconsolável.
- Eu nunca o odiei - soluçou ela. Insistiu para que Sue a levasse ao quarto do pai. Vendo aquele corpo sem vida, desfez-se em lágrimas com o rosto enterrado no lençol.
Nesse momento, Sue viu o pedaço de papel que o Sr. Williams lhe tinha pedido. Ele escrevera a seguinte mensagem: "Minha querida Janie, eu perdoo-te. Também oro para que me perdoes. Sei que me amas e eu também te amo. O teu pai." Ela entregou o bilhete a Janie, que o leu repetidas vezes, exclamando baixinho enquanto lia: "Graças a Deus!"
É maravilhoso ver o coração de um pai ser "convertido" ao seu filho, e vice-versa, mas muito mais maravilhoso teria sido se a reconciliação tivesse ocorrido enquanto o Sr. Williams ainda estava vivo!
Talvez haja uma lição aqui para nós.