quarta-feira, 9 de maio de 2012

RECOMPENSA

Porque se vocês derem receberão! Suas dádivas voltarão a vocês em medida cheia, e transbordante, apertada, sacudida, para dar lugar a mais um pouco, até derramar. A medida que vocês usarem para dar - grande ou pequena - será usada para medir o que lhes derem de volta. Lucas 6:38 (A Bíblia Viva).

Os alunos que precisavam de trabalhar para pagar os seus estudos na Universidade Stanford, na Califórnia, estavam a ter dificuldades para conseguir o dinheiro. Então um deles teve uma ideia brilhante. Porque não convocar Ignaz Paderewski, o famoso pianista polonês, para dar um recital de piano? Com o dinheiro que conseguissem, poderiam pagar as suas dívidas na universidade. O rapaz procurou o empresário de Paderewski, fez-lhe a proposta, e este concordou, com a condição de que os estudantes garantissem dois mil dólares para Paderewski.
O jovem estava certo de que conseguiriam facilmente arrecadar mais do que essa quantia, e tomou as providências relacionadas com a organização do concerto. Mas quando se fizeram as contas, viu-se que a importância recebida era de 1.600 dólares. Dirigindo-se ao grande pianista, muito constrangido, o jovem entregou-lhe os 1.600 dólares e uma folha em que os jovens se comprometiam a pagar os 400 dólares o mais rápido possível!
- Não, rapazes - disse Paderewski. - Isso não vai funcionar.
Rasgando a folha, ele devolveu o dinheiro aos estudantes e disse:
- Subtraiam dos 1.600 dólares todas as despesas que tiveram, fique cada um com 10% do saldo pelos seus esforços, e dêem-me o que sobrar.
Os rapazes não podiam crer no que ouviam.
Os anos passaram-se. No fim da Primeira Guerra Mundial, Paderewski, agora primeiro-ministro da Polónia, viu-se na situação de precisar de alimentar milhões dos seus compatriotas famintos. Ele apelou a Herbert C. Hoover, que na época era o encarregado do serviço filantrópico da América, e em pouco tempo toneladas de alimentos começaram a chegar para abastecer a população faminta da Polónia. Pouco depois, Paderewski viajou a Paris, para expressar gratidão ao seu benfeitor.
- Sempre às ordens, Sr. Paderewski - respondeu Hoover. - Talvez não se lembre de mim, mas o senhor ajudou-me quando eu era um estudante pobre na Universidade Stanford.
Sim, a bondade vale a pena. Mas em alguns casos teremos de esperar, para receber a recompensa por ocasião da ressurreição dos justos.