quarta-feira, 30 de maio de 2012

LUZ NO VALE

Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque Tu estás comigo. Salmo 23:4

Este versículo, do mais apreciado de todos os salmos, tem sido um consolo para as pessoas que enfrentam a morte iminente - soldados mortalmente feridos, pessoas com uma doença terminal, prisioneiros condenados à execução. Mas a promessa deste versículo não se aplica só àqueles cujos dias estão claramente contados. Ele é para todos os seres humanos, pois, queiramos ou não, todos somos peregrinos na estrada para "aquele desconhecido país de onde nenhum viajante regressa." - William Shakespeare, Hamlet.
O versículo para a nossa meditação fala da "sombra da morte". A sombra é lançada pela luz que incide sobre um objecto. Assim, para o cristão, a sombra no vale da morte é na verdade uma evidência de que Jesus, "a luz do mundo" (João 8:12), não está longe. É maravilhoso, portanto, sabermos que embora não possamos ver o nosso Salvador com os olhos naturais, Ele mesmo assim está perto de nós.
Isso significa que não estamos sós, embora por vezes possamos sentir solidão ao nos arrastarmos pela estrada da vida. Aquele que prometeu: "De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei" (Hebreus 13:5), "não está longe de cada um de nós." Actos 17:27.
Os sentimentos de solidão não se limitam a si ou a mim. A maioria das pessoas já os experimentou em alguma ocasião da vida. O próprio Jesus experimentou esses sentimentos. Ele sentiu-Se abandonado no Jardim do Getsêmani, quando "os discípulos todos, deixando-O, fugiram". Mateus 26:56. Sentiu-Se mais abandonado ainda na cruz, quando, cercado por trevas, lhe pareceu que até mesmo o Seu Pai 0 tinha abandonado (Mateus 27:46). Mas Deus tinha abandonado 0 Seu Filho? Nunca! Tão pouco Jesus nos abandonará.
O facto de as nuvens ocultarem a luz do Sol não significa que o Sol não esteja a brilhar além das nuvens. Semelhantemente, embora por vezes o Sol da justiça esteja obscurecido pelas nuvens das provações, lembre-se de que além das nuvens o Sol brilha! E nunca se esqueça de que a própria sombra que parece tão pavorosa é, na verdade, a prova de que a Luz do mundo está perto!