sexta-feira, 4 de maio de 2012

INTEGRIDADE

Mas Eliseu respondeu: "Diante de Deus afirmo que não aceito presente algum". "Por favor", insistiu Naamã, "faço questão de que receba o meu presente!" Mas o profeta continuou: "Já disse e torno a repetir que não aceito presentes." II Reis 5:16 (A Bíblia Viva).

Um dicionário define integridade como apego estrito a um código moral. A História oferece exemplos de pessoas que viveram esse princípio. Os três jovens hebreus, Ananias, Mizael e Azarias, são notáveis exemplos de integridade. Quando Nabucodonosor ordenou que todos se inclinassem diante da imagem de ouro, sob pena de morte em caso de desobediência, eles podiam ter racionalizado da seguinte maneira: "Na verdade não estamos a adorar um ídolo. Afinal de contas não estamos a adorar a imagem 'de coração'." Mas fazer isso teria sido uma violação do segundo mandamento.
Isso também teria sido uma negação da interpretação do sonho da imagem, que Daniel já tinha dado ao rei. No sonho, a imagem não era toda de ouro; só a cabeça (ver Daniel 2:36-43) - um detalhe pequeno, talvez, mas importante.
Em 1884, após a morte da esposa e da mãe, Theodore Roosevelt deixou a política e passou os três anos seguintes na sua quinta de criação de gado, na região ocidental de Dakota. Certo dia, enquanto andava pela quinta com os empregados, encontraram um bezerro de dois anos que ainda não tinha sido marcado. Um dos mais hábeis trabalhadores de Roosevelt laçou o bezerro, fez uma fogueira e preparou-se para marcar o animal. Só que havia um problema. A propriedade na qual encontraram o bezerro pertencia a Gregor Lang. O animal, portanto, pertencia legalmente a Lang, não a Roosevelt.
Roosevelt observou o procedimento mas não disse nada - até ao momento em que o trabalhador pegou o ferro quente para marcar o animal. - Espera aí! - gritou Roosevelt. - Esse bezerro é do Lang, não é meu.
- Tudo bem. Mas eu coloco sempre a sua marca nos bezerros quando os encontro - disse o rapaz, pensando que agradava a Roosevelt.
- Larga esse ferro - disse Roosevelt em voz baixa. - Vai ao meu escritório receber o teu salário. Não preciso de homens como tu.
- Mas ... o que foi que eu fiz de mal? - perguntou o cowboy, perplexo.
- Um homem que rouba para mim, pode roubar-me a mim - respondeu Roosevelt. - Não preciso de gente como tu. Vai receber o teu dinheiro.
O mundo necessita de mais homens e mulheres que tenham a integridade de dizer não ao engano. "Se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas." Provérbios 1:10.