quarta-feira, 16 de maio de 2012

"E SE" OU "NÃO OBSTANTE"

Eu disse na minha pressa: Estou excluído da Tua presença. Não obstante, ouviste a minha súplice voz, quando clamei por Teu socorro. Salmo 31:22

Marion Bond West sentiu-se arrasada quando os médicos lhe contaram que Jerry, o seu marido de 47 anos de idade, estava com um tumor maligno no cerébro. Mil perguntas lhe surgiram na mente, todas elas começadas com "E se...?" E se os médicos não conseguirem remover todo o tumor? E se ele morrer? O futuro parecia negro e sem esperanças.
Então, no dia 11 de Maio de 1983, sete meses após ter recebido a terrível notícia, Marion conduzia de regresso a casa, depois de ter visitado Jerry no hospital, quando algo dramático aconteceu. Ela orava enquanto guiava. Sem mais nem menos, uma expressão começou a aparecer com insistência na sua mente: "Não obstante". Ela sabia que era uma expressão bíblica, mas por instantes não teve ideia da mensagem que Deus tinha para ela com essa expressão. E então surgiu o pensamento. Ali estava ela sozinha no carro; não obstante Deus estava com ela. Olhando pela janela na direcção do pôr do sol, Marion murmurou: "Muito obrigada."
Não, Jeny não ficou bom. Apesar das orações fervorosas pela sua cura, Deus não achou conveniente restaurar-lhe a saúde. Com efeito, dois meses e meio mais tarde Jerry faleceu. Marion ficou sozinha - não obstante, Deus susteve-a. Ele susteve-a não só naquela ocasião, mas também durante os dias seguintes. Não obstante ela enfrentasse novos problemas e situações desconcertantes sem Jerry, Deus ajudou-a a resistir, e para ela tornou-se mais fácil lidar com as perguntas que começavam com "E se...?"
Marion descobriu que a expressão 'não obstante' ou equivalente ocorre mais de 90 vezes na Bíblia e é sempre usada com tremendo poder. Uma dessas ocorrências encontra-se em Lucas 5:5. Recorda-se que os discípulos tinham pescado a noite inteira sem conseguir nada. Agora era dia claro, a pior parte do dia para pescar, mas Jesus insistiu para que lançassem a rede e Pedro respondeu: "Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhámos, mas (não obstante) sobre a Tua palavra lançarei as redes." Conhece o fim da história!
Quando tudo parece ameaçador e destituído de esperança, não se demore a perguntar "e se...?", mas procure o "não obstante" da fé.