terça-feira, 8 de maio de 2012

BEM AVENTURADA INSTITUIÇÃO

Para que saibais como convém andar na casa de Deus, ...a coluna e firmeza da verdade. 1 Timóteo 3:15

Num sentido amplo, a igreja é uma comunidade de pessoas chamadas por Deus para reflectir a Sua glória e proclamar a Sua mensagem a todos os povos.
Essa corporação tem, nas Escrituras, muitos nomes. No Velho Testamento, chama-se "a congregação" (Êxodo 12:3), "a assembleia dos santos" (Salmos 89:7), "a assembleia dos justos" (Salmo 111:1), "a Minha herança" (Joel 3:2), etc.
No Novo Testamento encontramos outros nomes: "O corpo de Cristo" (Efésios 11:22, 23), a "universal assembleia e igreja dos primogénitos" (Hebreus 12:23), "a coluna e firmeza da verdade" (I Timóteo 3:15), etc.
Mas, além dos títulos mencionados, o Novo Testamento salienta a mui conhecida metáfora na qual Cristo é apresentado como a cabeça da igreja que Ele tanto amou que por ela deu a própria vida.
Estes inúmeros títulos e as várias metáforas empregadas na Palavra para ilustrar a sua natureza, levam-nos a formular a pergunta: Pode alguém pretender ser filho de Deus, sem ser membro activo da igreja aqui neste mundo?
Certo dia um crente, que hoje é uma coluna da igreja, foi ter com o seu pastor e pediu-lhe que riscasse o seu nome da lista de membros, pois não se julgava digno de ser chamado cristão. Surpreendido, o pastor perguntou-lhe:
- Mas, o que foi que aconteceu, para você tomar tão drástica decisão?
- Bem, - respondeu o interpelado - é o seguinte: Ontem à tarde tive uma séria divergência com um indivíduo. A discussão exacerbou-se a ponto de me encolerizar e quase lhe dei uma bofetada. Penso que com este temperamento, não devo continuar como membro.
- Mas, o que foi que o impediu de esbofeteá-lo quando se sentiu tão irritado? - perguntou o pastor.
- Bem, o facto de ser membro da igreja restringiu a minha liberdade. Acudiu- -me o pensamento de que um membro da igreja não deve usar assim o recurso da força.
- Excelente! - exclamou o pastor. - Então valeu-lhe algo ser membro da igreja. Impediu-o de valer-se da violência. E apesar disso você quer deixar a igreja?
- Compreendo o que quer dizer - volveu o crente. - Deixe o meu nome ficar na lista, por favor.
E assim, continuou no livro da igreja o nome do famoso naturalista Jack Miner, da cidade de Ontário, Canadá.
Graças a Deus pela instituição que nos guarda de praticar o mal!

Enoch de Oliveira in Cada Dia com Deus