segunda-feira, 28 de maio de 2012

BAPTISMO E UM MODO DE VIDA

Ou, porventura, ignorais que todos os que fomos baptizado em Cristo Jesus, fomos baptizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com Ele na morte pelo baptismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Romanos 6:3 e 4

O baptismo tem sido descrito como um sinal exterior da mudança interior. A mudança interior manifesta-se na "novidade de vida". Infelizmente, nem todos que se baptizam experimentam a transformação interior que deveria preceder esse rito. Essas pessoas continuam a viver depois do baptismo a mesma velha vida de pecado que viveram antes de se baptizar.
Por volta do ano 500 d.C., Clóvis, rei dos francos, obteve a vitória sobre os alemães, depois da qual aceitou o cristianismo e foi baptizado. Após o baptismo ofereceu uma túnica aos seus guerreiros que aceitassem a nova religião. Gregory de Tours diz que 3.000 aceitaram túnicas e foram baptizados. Ao descerem às águas, entretanto, muitos desses homens conservaram a mão direita erguida bem alto. Fizeram isso para que mais tarde pudessem dizer: "Esta mão nunca foi baptizada", e consequentemente pudessem empunhar as suas armas de guerra tão livremente como antes.
Não se pode evitar a curiosidade de saber que tipo de mudança interior esses homens experimentaram. Felizmente, nem todos os candidatos ao baptismo se assemelham a esses guerreiros francos.
Um engenheiro do caminho de ferro canadiano estava para ser imerso nas águas do baptismo quando o pastor notou um volume no bolso da calça do candidato. Perguntou-lhe se se tinha esquecido de tirar a carteira.
- Não - respondeu o candidato. - Eu não me esqueci. Foi de propósito que a deixei no bolso. Quero que ela seja baptizada também.
Interessante!
A mudança interior que precede o baptismo não significa que dali para a frente o candidato não peca mais, do mesmo modo como não se pode dizer que um bebé recém-nascido é um adulto. Significa, sim, que quando nascemos de novo, a nossa vida se volta para a direcção do Céu. Enquanto avançarmos nessa direcção, estaremos a andar "em novidade de vida".