sábado, 19 de maio de 2012

AS PALAVRAS MAIS TRISTES DA FALA OU DA ESCRITA

Agripa dirigiu-se a Paulo e disse: Por pouco me persuades a fazer-me cristão. Actos 26:28

A maioria das traduções do Novo Testamento sugere que Agripa estava a dizer algo mais ou menos assim: "Achas que num período tão curto de tempo - vais persuadir-me a ser cristão?" ou ainda: "Pensas que não vais precisar de muito tempo para me convenceres e fazeres de mim um cristão?" Outras traduções, no entretanto, discordam. Sem tentarmos resolver o problema, permanece o facto de que alguns quase se entregam a Cristo, mas depois desistem.
Durante a Primeira Guerra Mundial, as forças navais britânicas e francesas receberam a tarefa de abrir os Dardanelos para possibilitar que os Aliados obtivessem o cereal necessário e ao mesmo tempo entregassem as armas e munições aos seus aliados russos. Depois de lutar e sofrer perdas moderadas, mas não excessivas, os Aliados chegaram ao principal forte turco e envolveram-se num duelo de artilharia com ele.
Mas no dia 19 de Maio de 1917 retrocederam e, embora a campanha Gallipoli se arrastasse por mais um ano, acabou numa humilhante retirada dos Aliados.
Depois da guerra os Aliados souberam que, na ocasião da sua retirada, o forte turco estava a ponto de render-se. O seu armamento estava reduzido a menos de 30 bombas. Se o ataque tivesse continuado no dia seguinte, o forte teria caído e a guerra teria tomado um rumo completamente diferente.
Hebreus 10:38 fala-nos daqueles que, em vez de prosseguirem no ataque da guerra espiritual até obterem a vitória, retiram-se e perdem-se.
Paradoxalmente, a vitória nessa guerra significa rendição - uma rendição total do eu a Cristo. É trágico o facto de que muitos cristãos professos irão perder-se porque deixaram de continuar a atacar até à vitória final. Nesta guerra, quase, mas não completamente salvo significa estar quase, mas completamente perdido.
Fico feliz porque o seguinte versículo de Hebreus 10:39, termina com um tom positivo. O texto prossegue assim: "Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma." Que tenhamos essa experiência na guerra espiritual em que estamos envolvidos