sábado, 7 de abril de 2012

SALVAÇÃO SÓ EM CRISTO

Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. I Coríntios 3:11

Numa tarde de 1965, Daniel Waswa, um cristão do Quénia, subiu penosamente uma colina perto da sua casa e foi crucificado pela sua própria esposa. Ela fê-lo mediante as instruções dele, passo a passo. Enquanto estava lá, pendurado no instrumento de tortura auto-imposta, Daniel disse à multidão que se reunira: "Estou a morrer pelos pecados de todos os quenianos."
Depois de pregar o marido à cruz, a esposa desmaiou e morreu, aparentemente de choque.
Os vizinhos de Waswa sabiam que ser crucificado não era uma decisão impulsiva da parte dele. Durante anos Daniel tinha falado em morrer por crucifixão, alegando ter sido especialmente chamado por Deus para esse fim.
Depois de Waswa estar pendurado durante várias horas, os seus vizinhos, imploraram-lhe que os deixasse retirá-lo. A princípio ele recusou-se, mas depois de algum tempo cedeu e foi retirado ainda vivo. Apesar disso, morreu pouco tempo depois da tortura, por causa da infecção das feridas produzidas pelos cravos.
É difícil entender como um cristão pode conceber que imolar-se a si próprio vai salvar alguém. Talvez tenha tirado a ideia de uma interpretação errada de Gálatas 2:20. Nesse caso, quão trágico foi o facto de ele não ter entendido melhor a Bíblia! As Escrituras dizem claramente que "não há salvação em nenhum outro" e que "abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos". Actos 4:12. Além disso, Hebreus 10:10 declara que "Cristo fez o Seu sacrifício uma vez só, e para sempre" (versão inglesa New Century). Por conseguinte, por mais sincero que o nosso amigo tenha sido, o seu sacrifício não foi capaz de providenciar salvação para ninguém, nem para ele mesmo.
Só o sacrifício do Criador seria suficiente para atender às exigências da justiça e oferecer salvação aos seres por Ele criados. Esse é o "único fundamento" da religião cristã. Quão gratos podemos ser porque Deus nos amou de tal maneira, que fez esse sacrifício por nós na Pessoa do Seu Filho!