domingo, 15 de abril de 2012

"POSSO MORRER MELHOR"

Dificilmente alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se amine a morrer. Mas Deus prova o Seu próprio amor para connosco, pelo facto de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Romanos 5:7 e 8

A sobrevivência é a primeira lei da Natureza; normalmente, uma pessoa daria tudo ou faria qualquer coisa para preservar a própria vida. Existem, contudo, exemplos de pessoas que realmente deram a vida por outros.
Quando o Empress of Ireland se afundou com 130 oficiais do Exército da Salvação a bordo, 109 corpos foram recuperados - e nenhum deles com o colete salva-vidas. Muitos dos passageiros sobreviventes contaram que, quando os salvadores descobriram que não havia coletes suficientes para todos, aqueles que já tinham vestido o colete, tiraram-no e colocaram-no noutros passageiros, dizendo: "Eu posso morrer melhor do que tu".
Em Julho de 1942, o Sargento Franciszek Gajowniczek foi seleccionado para a execução dos guardas nazis no campo de extermínio de Auschwitz. Enquanto o sargento implorava pela sua vida, um padre franciscano, Maximillian Kolbe, deu um passo em frente e ofereceu-se como voluntário para morrer no lugar dele. Esse acto deve ter exigido muita coragem. Daí a pouco tempo, Kolbe morreu de inanição, provocada por uma dose de ácido fénico que lhe foi ministrada pelos seus captores.
Bem, não é com muita frequência que Deus inspira uma pessoa a literalmente entregar a vida por outra. Mas Ele apresenta-nos um desafio semelhante no reino espiritual. Lemos em I João 3:15-18: "Qualquer um que odeia seu irmão em Cristo já é, na realidade, um assassino no coração; e vocês sabem que ninguém que deseja matar tem a vida eterna dentro de si. Nós sabemos o que é o amor verdadeiro pelo exemplo de Cristo, ao morrer por nós. E portanto nós devemos sacrificar as nossas vidas pelos nossos irmãos em Cristo. Mas se alguém que se considerar cristão, possui dinheiro suficiente para viver bem, e vendo um irmão em necessidade não o ajudar - como é que o amor de Deus pode estar nele? Filhinhos, deixemos de dizer apenas que amamos as pessoas; vamos amá-las realmente e mostrar isto pelas nossas acções" (A Bíblia Viva).