segunda-feira, 23 de abril de 2012

OS POUCOS FIÉIS

Foi o número dos que lamberam, levando a mão à boca, trezentos homens; e todo o restante do povo se abaixou de joelhos a beber as águas. Então disse o Senhor a Gideão: com estes trezentos homens que lamberam as águas eu vos livrarei, e entregarei os midianitas nas tuas mãos. Juízes 7:6 e 7

Quando eu tinha seis anos de idade, visitei pela primeira vez os meus avós maternos. Um dos seus filhos, o meu tio Carl, era engenheiro nos comboios que passavam por Huntington, Virgínia Ocidental, onde os meus avós moravam. As máquinas a vapor que puxavam os vagões naquele tempo fascinavam-me muito. Gostava especialmente de ver as máquinas serem abastecidas com a água proveniente de um enorme tanque elevado, no pátio de manobras. Os meus tios tentavam explicar-me como é que o fogo fazia a água ferver, e como a água a ferver fazia que os comboios se movessem. Eu lembrava-me das palavras deles, mas foi só vários anos mais tarde que entendi com clareza o que estavam a dizer.
Naquele tempo, em Ohio, do outro lado do rio e não distante de onde os meus avós moravam, passavam os trilhos do caminho de ferro Baltimore & Ohio. Um dos comboios da B&O, diferente daqueles em que o tio Carl trabalhava, nunca parava para se abastecer de água. Em vez disso, puxava água de uma calha de mais de quinhentos metros de comprimento, instalada ao longo dos trilhos. Essa calha era mantida cheia, e quando o comboio passava, o fogueiro pressionava uma alavanca. Então uma espécie de balde descia para tirar a água enquanto o comboio passava a grande velocidade - um pouco parecido com o episódio dos trezentos de Gideão.
Na história de Gideão, os dez mil que foram conduzidos ao ribeiro imaginavam, aparentemente, que atacariam o inimigo logo, a pouca distância do outro lado. A maioria desse grupo, ao que tudo indica, duvidava do resultado, e então ajoelhou-se nas margens da corrente de água para beber à vontade, relutando em enfrentar o inimigo. Mas os 300 não fizeram a mesma coisa. Estavam tão ansiosos por combater os midianitas, que encheram de água a concha da mão e a levaram à boca enquanto atravessavam o ribeiro.
Hoje, o Senhor dos Exércitos procura soldados com a coragem e o brio dos 300. Que você e eu, com a disposição de enfrentar as forças do mal sob a direcção de Deus, demonstremos ser dignos de pertencer ao grupo dos poucos fiéis.