terça-feira, 3 de abril de 2012

O PODER DA RESSURREIÇÃO

Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo, e ter a experiência do poder da Sua ressurreição. Filip. 3:10 (A Bíblia na Linguagem de Hoje)

O mesmo poder que ressuscitou Jesus dentre os mortos é necessário para a alma que está morta em delitos e pecados (ver Efésios 2:1). Num outro texto, Paulo declara que a pessoa "que se entrega aos prazeres, mesmo viva, está morta". I Timóteo 5:6. Essa pessoa pode estar viva fisicamente, mas no âmbito espiritual está morta. Os indivíduos nestas condições precisam do "poder da ressurreição", pois conhecer Cristo pessoalmente significa não só experimentar a ressurreição do corpo na Segunda Vinda (ver I Tessalonicenses 4:17); significa também experimentar a ressurreição espiritual na vida presente.
Todos nós conhecemos pessoas que se encaixam na categoria de fisicamente vivas, mas espiritualmente mortas. Num dos seus escritos, Paulo descreve esse tipo de pessoa como 'homem natural'. Fale de coisas espirituais com essa pessoa, e ela vai considerá-las loucura (I Coríntios 2:14). Seria a mesma coisa que falar com um cadáver.
Quando trabalhei como missionário no Amazonas, estudei a Bíblia no lar do Sr. Moraes, que se classificava como homem 'natural'. Ele adorava um deus chamado Intelecto. Criticava o cristianismo e ridicularizava a sua esposa crente. Era de admirar que me permitisse estudar a Bíblia em sua casa, e mais ainda que ele escutasse. Mas ele escutava, embora aparentasse indiferença total. Foi então que o Espírito Santo fez algo que eu não podia fazer. De um modo misterioso, Ele atingiu a mente daquele homem e vivificou uma alma morta em ofensas e pecados. Que diferença notável! Tive o privilégio de baptizar o Sr. Moraes.
Nesta vida, não é suficiente experimentar uma vez o poder da ressurreição. Assim como conhecer melhor Jesus significa um companheirismo cada vez mais constante com Ele, assim também experimentar o poder da ressurreição é um processo contínuo. Quando obtemos um conhecimento mais profundo de Cristo através da Sua Palavra e abrimos o coração ao Seu Espírito, aquelas áreas da nossa mente que ainda se encontram espiritualmente mortas são despertadas - trazidas à vida. Hoje, quando passar a conhecer um pouco mais de Deus através do estudo da Sua Palavra, abra as portas da sua mente ao Espírito Santo e experimente aquele poder que ergueu Jesus dentre os mortos (ver 1 Pedro 3:18).