quarta-feira, 18 de abril de 2012

LUZ QUE GUIA

Temos assim tanto mais confirmada a palavra profética e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vossos corações. 2 Pedro 1:19

Numa noite negra e tempestuosa durante a Segunda Guerra Mundial, seis pilotos americanos, que voltavam de uma missão de combate no sudoeste do Pacífico, perderam-se a uns 350 quilómetros da sua base. Por causa do perigo dos inimigos descobrirem o seu campo de aviação, eles não tinham uma onda de rádio que pudessem usar para o contacto com a base. Já estavam, na realidade, aproximando-se do seu campo de aterragem, e os amigos em terra ouviam-nos quebrar o silêncio no rádio e conversar um com o outro, tentando um lugar para aterrar. A conversa foi mais ou menos nestes termos:
- Jim, sabes onde estamos?
- Não, mas já deveríamos estar a chegar.
- Quanto combustível ainda temos?
- Quase no fim...
Os homens em terra sabiam que os pilotos estavam mais perto de casa do que imaginavam. E, naturalmente, podiam também sentir a tensão crescendo devido ao combustível que estava a acabar nos aviões. Finalmente acenderam as luzes da pista. Imediatamente ouviram pelo rádio os pilotos exclamarem, quase em uníssono: "Vejo uma luz! Estou a ver uma luz! Estamos bem, graças a Deus!" Minutos mais tarde, pousaram os seus aviões em segurança.
Pedro, que escreveu o nosso versículo para meditação, testemunhou a transfiguração de Cristo (ver Mateus 17:2; 2 Pedro 1:17 e 18). Para ele, isso foi uma evidência incontestável da divindade de Cristo.
Mas você e eu não estivemos lá. Para nós, não há uma evidência coercitiva. Contudo a profecia - que inclui a inspiração da Bíblia bem como as suas predições - é uma evidência muito mais indiscutível do que o facto de ter sido testemunha ocular da transfiguração.
Mas como? Pelo facto de podermos testemunhar a mudança que a Bíblia realiza na nossa vida, podemos também ver o cumprimento da profecia bíblica diante dos nossos olhos, todos os dias.
A profecia, a capacidade que Deus tem de predizer o futuro, é a prova definitiva da confiabilidade da Sua Palavra. Em Isaías 46:9 e 10, Ele declara inequivocamente: "Eu sou Deus e não há outro semelhante a Mim; que desde o princípio anuncio o que há-de acontecer."
Sim, a Bíblia, a Palavra profética de Deus, é uma luz que serve de guia confiável. Que os seus raios nos guiem até ao fim!