terça-feira, 10 de abril de 2012

LEALDADE APESAR DA PERDA

Disse Mefibosete ao rei: fique ele (Ziba) ...com tudo, pois já voltou o rei, meu senhor, em paz à sua casa. II Samuel 19:30

A história de Mefibosete é um dos mais belos exemplos de lealdade, apesar da perda, encontrados na Bíblia. Aleijado aos 5 anos de idade, quando a sua ama o deixou cair ao chão após a catastrófica derrota no Monte Gilboa, ele não só perdeu o movimento das suas pernas, como também perdeu o seu pai, Jónatas, os seus tios e o avô Saul. Uma nova dinastia assumira o poder, e Mefibosete cresceu temendo que David o matasse.
Mefibosete tinha boas razões para temer. Era costume, naquele tempo, que o novo rei executasse todos os seus rivais em potencial, e Mefibosete, um possível pretendente, poderia significar uma ameaça ao trono. Entretanto, devido à amizade com Jónatas, David não só poupou a vida de Mefibosete, mas também lhe restituiu a propriedade do seu pai e convidou-o a morar em Jerusalém como hóspede permanente da família real.
Tudo corria bem, até que Absalão, filho de David, se rebelou contra o pai e forçou-o a fugir de Jerusalém. Na sua condição de deficiente, Mefibosete não pôde acompanhar o seu benfeitor. Mais tarde, quando David regressou, depois de ter sufocado a rebelião do filho, deixou de levar em conta a situação de Mefibosete e acusou-o de deslealdade. Então, com uma estranha prepotência, David deserdou Mefibosete do seu património e deu-o a Ziba, o homem que tinha levantado o falso testemunho contra ele.
Em lugar de ficar revoltado e colocar-se contra David, Mefibosete disse: "Deixe que Ziba fique com tudo. O importante é que o rei, meu senhor, tenha voltado em paz". Mefibosete não só aceitou a sua perda com bom espírito, mas permaneceu leal ao rei. Para ele, a perda de coisas materiais não tinha nada a ver com lealdade.
Deus não é arbitrário, mas às vezes permite que percamos as nossas posses materiais para nosso eterno bem. Quando isso acontece, alguns cristãos professos voltam-se contra o seu Benfeitor celestial. Um verdadeiro cristão, contudo, permanece leal a Deus, mesmo que isso signifique a perda de 'todas as coisas' (ver Filipenses 3:8).