sexta-feira, 20 de abril de 2012

JANELAS DA ALMA

O generoso será abençoado, porque dá do seu pão ao pobre. Provérbios 22:9

O nosso rosto e especialmente os olhos revelam, muitas vezes, o que está oculto na nossa mente. Alguns chamam aos olhos as 'janelas da alma'. O episódio seguinte pode ser fictício, mas ilustra isso.
Um agricultor em situação financeira difícil foi obrigado a solicitar um empréstimo bancário. Apresentou o seu pedido ao gerente do banco local, um homem considerado mesquinho e cínico. O gerente, que tinha dois olhos perfeitamente sãos, disse com sarcasmo:
- Eu concedo-lhe o empréstimo se o senhor me disser qual dos meus olhos é um olho de vidro.
Depois de examinar cuidadosamente o olhar do executivo, o agricultor respondeu:
- É o seu olho esquerdo, senhor.
- Errado! - exultou o gerente. - Porque é que disse que era o olho esquerdo?
- Porque ele parecia ter um brilho de bondade que o direito não tinha - respondeu com amargura o agricultor.
Certo dia, um grupo de amigos saiu para cavalgar. Depois de algum tempo, chegaram a um riacho que transbordava. Nas margens, estava sentado um pobre homem que parecia desconsolado; não tinha condições para atravessar o regato. Enquanto os cavaleiros passavam, o homem examinou o seu rosto mas não disse nada. Quando o último cavaleiro estava para entrar na água, o solitário homem perguntou-lhe se fazia o favor de o levar para o outro lado. O cavaleiro não apenas concordou imediatamente, mas também ajudou o homem a montar no cavalo.
Quando chegaram ao lado de lá, um dos cavaleiros levou o homem à parte e em voz baixa repreendeu-o por ter pedido ao Presidente dos Estados Unidos, Thomas Jefferson, que o transportasse para a outra margem, pois podia ter feito o pedido a qualquer um dos outros homens. A explicação dele é esclarecedora: "Em alguns semblantes, está escrito claramente 'Não' a um pedido que se pretende fazer, enquanto há outros rostos em que está escrito um 'Sim'.
Se hoje alguém lhe pedisse um favor razoável e você tivesse condições para o fazer, que tipo de resposta essa pessoa veria escrita no seu rosto?