quarta-feira, 4 de abril de 2012

GUARDADORES DA CHAMA

De baixo da Sua glória acenderá uma queima, como a queima de fogo. Porque a Luz de Israel virá a ser como fogo e o seu Santo como labareda. Isaías 10:16 e 17

Em 1790, há mais de duzentos anos, John e Sarah Morris, da Filadélfia, mudaram-se para Saluda, Carolina do Norte (hoje em dia, parte do Parque Nacional Great Smoky nos Estados Unidos), e acenderam um fogo usando uma pederneira e um pedaço de aço. Tanto quanto eu saiba, esse fogo continua a arder até hoje. Os tempos mudaram, guerras começaram e acabaram, novas cabanas substituíram as antigas, o fogo passou de uma residência para outra, mas as várias gerações da família Morris mantiveram cuidadosamente o fogo aceso. Considera-se que essa chama é o mais antigo fogo contínuo aceso pelo homem na América e talvez no Mundo. Mantê-lo a arder não tem sido fácil, pois consome cerca de 3,5 metros cúbicos de lenha por mês e precisa de ser cuidadosamente vigiado para não se apagar.
A Palavra de Deus é comparada a um fogo - um fogo que arde no coração de homens e mulheres. Lembra-se da história: enquanto Cléopas e o seu companheiro (alguns acham que era a esposa dele) caminhavam para Emaús no domingo à tarde após a ressurreição de Jesus, foram abordados por um Estranho. Depois de Lhe contarem as suas esperanças destruídas, Jesus, que era o Estranho, "começando por Moisés, discorrendo por todos os profetas, expunha-lhes o que a Seu respeito constava em todas as Escrituras". Lucas 24:27.
Mais tarde, quando perceberam que tinham estado a conversar com o próprio Jesus, disseram: "Porventura não nos ardia o coração, quando Ele pelo caminho nos falava, quando nos expunha as Escrituras?" Lucas 24:32. Observe: eles não ficaram satisfeitos em guardar para si as boas novas. Naquela mesma noite, correram de volta para Jerusalém e deram a maravilhosa mensagem aos seus amigos!
Assim como a família Morris, você e eu somos guardadores da chama, a chama do evangelho. Essa chama da esperança, agora entregue a nós, tem sido mantida acesa há quase dois mil anos. Algumas vezes bruxuleou fraquinha, mas graças a Deus nunca se extinguiu!
Já teve, algumas vezes, a impressão de que a chama no seu íntimo estava quase a apagar-se? Se já teve, permita que o Espírito Santo a reanime e a transforme num fogo ardente, que não se satisfaça enquanto não tiver acendido a esperança no coração de outras pessoas.