sexta-feira, 27 de abril de 2012

EM BUSCA DO PERDIDO

Se você tivesse cem ovelhas e uma delas se perdesse no deserto, não deixaria as outras noventa e nove para ir à procura da perdida até a conseguir encontrar? Lucas 15:4 (A Bíblia Viva)

Quando a minha filha Marjorie e o marido, Tore, deixaram a Noruega em 1988 e vieram para a América, a filha mais nova, Mónica, tinha só três anos e meio de idade e a irmã, Elizabeth, tinha festejado o seu quinto aniversário há pouco.
Um dia, enquanto a mãe estava a trabalhar e Tore precisou de ir à cidade, fiquei em casa sozinho com as meninas. Ouvi a Mónica choramingar um pouco depois do pai ter saído, mas eu estava ocupado e não prestei muita atenção. Depois de aproximadamente meia hora, resolvi ir dar uma olhadela. Encontrei a Elizabeth no quarto dela, mas nem sinal da Mónica. Perguntei se a Elizabeth sabia onde estava a irmã. Não sabia. Procurei por todo o lado, dentro e fora de casa, mas não a encontrei. Preocupado, pedi à Elizabeth que me acompanhasse para procurar a irmã.
Descemos a rua de cascalho que vai da nossa casa à estrada principal, procurando no campo aberto de ambos os lados enquanto caminhávamos. Não havia nem rasto da menina. Nessa altura eu já estava mais do que preocupado. Quando chegámos à estrada principal, perguntei ao velho John Ronfelt, um dos nossos vizinhos agricultores, se tinha visto a Mónica. Ele deve ter lido a preocupação retratada nas linhas do meu rosto, porque perguntou: "Perdeu uma criança?" Respondi que sim.
Quase no mesmo momento em que disse isso, ouvi um choro a algumas centenas de metros atrás, e virei-me para olhar. Era a Mónica! Pode imaginar o meu alívio. A Elizabeth e eu corremos até onde ela se encontrava. Enquanto a erguia nos braços, agradeci a Deus porque ela estava bem. Perguntei-lhe porque tinha saído de casa. Entre soluços, respondeu:
- Eu queria dizer adeus ao papá!
O meu coração ficou sensibilizado e pensei: "Será que tenho tanta preocupação pelas pessoas que se encontram espiritualemnte perdidas, como tive pela minha neta que estava fisicamente perdida?"
Se todos os cristãos revelassem uma preocupação espiritual maior, será que o empenho que Deus nos pede que tenhamos em conquistar almas para Cristo não seria mais bem sucedido?