domingo, 1 de abril de 2012

DEMASIADA AUTOCONFIANÇA

Disse-lhe Pedro: Ainda que todos se escandalizem, eu jamais! Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que duas vezes cante o galo, tu me negarás três vezes. Mas ele insistia com mais veemência: ainda que me seja necessário morrer Contigo, de nenhum modo Te negarei. Marcos 14:29-31

Pedro gabava-se de que nunca negaria o seu Senhor, embora Jesus já tivesse profetizado que Pedro o negaria três vezes, antes que o galo cantasse.
Na sua segunda veemente afirmação, Pedro declarou que estava disposto a seguir Cristo, não só para a prisão, mas até para a morte - e ele estava a falar a sério (Ver Marcos 14:46 e 47; Lucas 22:49 e 50.)
Ele demonstrou que não estava a brincar ao puxar a espada, quando aquela multidão em número muito maior do que o dos discípulos chegou para prender Jesus. Pedro cortou mesmo a orelha de Malco, servo do sumo sacerdote. Apesar de tudo, momentos mais tarde, aquele 'corajoso' homem fugiu com medo de perder a vida. Posteriormente, na mesma noite, negou o seu Senhor três vezes, e na última até jurou e praguejou. Porque essa mudança repentina e inesperada?
A razão é bem simples. Apesar do facto de Jesus ter repetidamente advertido os Seus discípulos de que Ele seria traído, condenado e crucificado, eles recusavam-se a crer que isso aconteceria. Estavam impregnados das interpretações judaicas, que eram erradas, relativas às profecias messiânicas do Antigo Testamento, que retratavam o Messias estabelecendo um reino glorioso. Mas tinham passado por alto as profecias que mostravam que, antes desse reino glorioso, o Messias viria como um servo sofredor.
Assim, quando Jesus - que nunca tinha permitido que O prendessem - deixou a multidão levá-l'O como prisioneiro, a esperança dos discípulos em relação a um reino messiânico terrestre caiu por terra, e eles decidiram abandonar o 'barco', inclusive o autoconfiante Pedro.
Nunca compensa colocar a nossa confiança na carne (Filipenses 3:3), pois a Palavra de Deus admoesta-nos: "Aquele, pois, que pensa estar em pé, veja que não caia." I Coríntios 10:12. Se nos gloriarmos de alguma coisa, que seja "no Senhor". Salmo 34:2.