sábado, 21 de abril de 2012

COMBATER O BOM COMBATE DA FÉ

Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, e de que fizeste a boa confissão, perante muitas testemunhas. 1 Timóteo 6:12

Philip Henry Sheridan, general-de-divisão do Exército da União durante a guerra Civil Americana, é geralmente reconhecido como o comandante da cavalaria da União com mais capacidade. O bisavô da minha mulher, Primeiro-Tenente William Sanders, lutou sob o comando de Sheridan e conta-se que uma vez salvou a vida do general. Depois da guerra, Sanders dedicou a sua vida a salvar almas para o reino de Deus.
No início de Abril de 1865, durante a Batalha de Richmond, um dos inexperientes recrutas sob o comando de Sheridan ficou separado do seu pelotão. Começou a correr daqui para ali, num esforço inútil para encontrar os seus companheiros soldados e combater junto com eles. Nessa altura, viu Sheridan cavalgar e timidamente perguntou-lhe o que deveria fazer.
- Entre em qualquer lugar - respondeu o general. - O combate está a travar-se em toda esta área.
A igreja militante combate numa guerra espiritual muito mais feroz do que qualquer conflito literal entre exércitos terrenos.
Ellen White descreve-o deste modo: "Vi em visão dois exércitos numa luta terrível. Um deles ostentava nas suas bandeiras as insígnias do mundo; guiava o outro, a bandeira ensanguentada do príncipe Emanuel." - Testemunhos Selectos, vol. 3, pág. 224.
Neste conflito cósmico, todos nós somos combatentes. "A nossa luta não é contra o sangue e a carne, e, sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes." Efésios 6:12.
Assim, uma parte desse conflito é travada nos domínios do invisível, mas uma outra parte ocorre no firme campo verde da realidade. Ainda resta um bom número de objectivos que a igreja militante precisa de conquistar, mas muitos dos seus soldados parecem estar a correr daqui para ali sem realizar nada - assim como aquele recruta no exército de Sheridan.
Há combates por toda a parte. Envolva-se onde quer que veja uma necessidade, e combata o bom combate da fé com toda a capacidade e disposição que tiver.