quarta-feira, 28 de março de 2012

UNIDADE DA DIVERSIDADE

Assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função; assim também nós, enquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros. Romanos 12:4 e 5

O hino cristão Benditos Laços, cantado frequentemente em despedidas, foi escrito por John Fawcet, pastor baptista de uma pequena congregação na Inglaterra. Em 1772, depois de ter trabalhado como pastor durante sete anos, ele foi chamado para trabalhar numa grande igreja de Londres. No dia seguinte à pregação do seu sermão de despedida, a mudança foi feita numa carroça. Muitos dos paroquianos foram despedir-se dele. Alguns, chorando, expressaram tristeza pela sua partida e suplicaram-lhe que ficasse.
Ele sentiu-se tão tocado por aquela demonstração de amor, que mandou descarregar os seus pertences e enviou àquela grande igreja da cidade o recado de que tinha mudado de ideias. Permaneceu na igrejinha o resto da sua vida. Pouco tempo depois da sua decisão de ficar, escreveu o hino pelo qual se tornou conhecido. O amor de Cristo, naturalmente, como diz o texto de hoje, é o laço que nos mantém unidos.
Com frequência, os discípulos de Jesus demonstravam falta de união, ao procurarem de modo egoísta ocupar os cargos mais elevados no Seu reino vindouro. Esse espírito de ambição ainda os dominava no dia anterior à crucifixão do Salvador. Foi devido a essa atitude independente e causadora de divisões que, pouco antes de deixar o aposento superior e sair para o Getsêmani, Jesus orou por unidade - não só unidade entre os Seus discípulos, mas entre todos aqueles que viriam a crer n'Ele por meio do seu testemunho - e esses incluem-no a si e a mim, não é? (Ver João 17:20 e 21.)
Unidade não é a mesma coisa que uniformidade. Deus não espera que cada cristão fale e actue de maneira exactamente igual à de outro cristão. A diversidade não é só permissível entre os cristãos; ela é desejável. Apesar disso, deve haver concordância no que diz respeito a crenças fundamentais e, desnecessário é dizer, essas crenças devem ser baseadas na Bíblia. Richard Baxter, pregador inglês, diz isso do seguinte modo: "Nas coisas necessárias, unidade; nas coisas duvidosas, liberdade; em todas as coisas, caridade."
No Juízo Final, a grande pergunta para nós não será: "Em que creu?" - por mais importante que isso possa ser. Mas sim: "Como tratou o seu semelhante?"
Benditos Laços

Benditos, sagrados serão,
os laços fraternos do amor,
Se juntos, com Cristo,
ficarmos unidos,
Na causa, na luta, na dor.

Se juntos orarmos a Deus,
se juntos buscarmos poder,
As hostes contrárias,
as forças das trevas,
Com Cristo iremos vencer.

Se desta sagrada reunião,
nós vamos distantes ficar,
Na pátria celeste,
p'ra sempre com Cristo,
Unidos havemos de estar.