sábado, 10 de março de 2012

UM NOVO CONCERTO

Porque esta é a aliança que firmarei... diz o Senhor. Na mente lhes imprimirei as Minhas leis, também no coração lhas inscreverei. Jeremias 31:33

Quando William Penn assumiu os seus deveres como principal magistrado da província da Pensilvânia, convocou uma reunião com os chefes indígenas da região. Na hora marcada, Penn chegou ao local combinado para o encontro, na companhia de alguns amigos desarmados, vestindo todos eles os trajes simples dos quacres.
Comunicando-se através de um intérprete, Penn disse:
- Meus amigos, nós encontramo-nos no amplo caminho da boa fé. Somos todos carne e sangue. E como irmãos, nenhum de nós tirará vantagem do outro. Quando surgirem disputas, nós vamos resolvê-las pacificamente, em conselho. Entre nós não haverá nada que não seja franqueza e amor.
O porta-voz dos chefes respondeu:
- Enquanto os rios fluírem e o sol brilhar, nós viveremos em paz com os filhos de William Penn.
Nunca foi feito um registo formal do tratado. Os seus termos foram escritos não num pergaminho perecível, mas no coração de homens. Durante os 70 anos em que a colónia permaneceu sob o controlo dos quacres, nem uma gota de sangue foi derramada em luta dentro das fronteiras da Pensilvânia. O tratado escrito no coração de homens sinceros e honestos revelou-se muito mais eficaz do que qualquer documento legal, cujos termos as partes interessadas podem não levar a sério.
Quando Deus deu a Israel a lei dos Dez Mandamentos, Ele (o próprio Deus!) escreveu os Seus preceitos sobre pedra. Esses princípios serviram de base para o concerto ou pacto que Deus fez com eles. Não havia dúvida de que esses mandamentos eram santos, justos e bons, ou de que Deus pudesse não cumprir a Sua parte do contrato. Mas em menos de 40 dias os israelitas tinham quebrado a sua parte e adoraram um bezerro de ouro (ver Êxodo 32). Porquê? Porque não permitiram que Deus escrevesse os princípios da Sua santa lei nos seus corações.
Quando permitirmos que Deus escreva os Seus dez mandamentos no nosso coração, ou seja, na nossa mente, teremos prazer em fazer a Sua vontade (ver Salmo 40:8). Porque não deixar que Deus escreva a Sua lei na nossa mente nesta manhã?