sábado, 24 de março de 2012

PARA ALÉM DO DESÂNIMO

Ele (Elias) veio e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma. I Reis 19:4

Já se sentiu tão desanimado a ponto de concluir que não valia a pena viver? Em caso afirmativo, você não está sozinho. No versículo escolhido para a nossa meditação, o poderoso servo de Deus, Elias, chegou ao ponto de concluir que a vida não valia a pena.
Depois da sua experiência extraordinária no topo do Monte Carmelo, durante a qual ele enfrentou 450 profetas falsos, Elias correu à frente da carruagem de Acabe uns 30 quilómetros sob chuva torrencial, até chegarem ao palácio em Jezreel. Em vez de convidar o seu leal servo para entrar e abrigar-se da chuva, o insensível rei deixou-o parado no lado de fora da porta da cidade.
Foi aí que aconteceu algo com Elias. Começou a ficar com pena de si mesmo. Ali estava ele, encharcado, faminto, sozinho e além disso os seus esforços não tinham sido apreciados. A situação parece-lhe familiar?
Nesse momento crítico, Satanás instigou a ímpia rainha Jezabel a enviar um mensageiro com o recado de que no dia seguinte Elias seria um homem morto. Com frio e fome, e sem dúvida com o nível de açúcar no sangue bem baixo, Elias esqueceu-se d'Aquele que com ele estivera no Monte Carmelo. Pôs-se a caminho. Quando chegou a Berseba, deixou o seu servo e caminhou durante um dia pelo deserto, onde implorou que Deus o deixasse morrer. Em vez disso, o Senhor enviou um anjo com alimento e água para mostrar que estava atento. Observe bem: Deus não permitiu que o Seu servo fosse provado além do que podia suportar.
Assim como Elias, a maioria das pessoas enfrenta ocasiões de total desânimo. Parece que as nossas provas estão além do que podemos suportar. É difícil crer que Deus é o bondoso benfeitor. Nessas horas, a morte parece preferível à vida, e muitos de nós deixamos de nos apegar a Deus. Mas não deveríamos! Ouça!
Deus não permitirá gue você seja provado acima das suas forças; o mesmo aconteceu com Elias. Invisíveis aos nossos olhos, os Seus anjos estão perto, procurando salvar-nos de nós mesmo (I Reis 19:5-7). Deixemos que eles realizem a obra que lhes foi confiada! (Ver Hebreus 1:14).