domingo, 18 de março de 2012

O NOSSO DETECTOR DE METAIS ESPIRITUAL

Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos? À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva. Isaías 8:19 e 20

Qualquer pessoa que tenha viajado de avião nos últimos anos, teve de passar por um detector de metais antes de entrar no avião. A mais minuciosa inspecção pela qual a minha mulher, eu e a nossa filha mais nova já passámos, foi no aeroporto de Manila durante a Guerra do Golfo. Tivemos de chegar ao terminal quatro horas antes da hora do voo e, além das três inspecções da bagagem, fomos submetidos a duas inspecções ao nosso corpo e roupas. Não reclamámos.
Geralmente pensamos em detectores de metal que revelam armas escondidas como sendo uma invenção moderna. Mas não são. Enquanto vivíamos na Tailândia, visitámos a antiga capital Ayutthaya, não distante de Banguecoque. Ficámos a saber que, séculos atrás, os palácios tinham detectores de metal - não como os sofisticados detectores que existem hoje, mas eram suficientemente bons para a época. Os portões dos palácios eram feitos de magnetite, um íman natural. Se um assassino em potencial tentasse atravessar esses portões com uma arma camuflada, a magnetite puxaria a arma escondida como se fosse uma mão invisível. Assustado, o assassino procuraria a sua faca instintivamente, enquanto guardas treinados, observando cada movimento dos visitantes do palácio, o agarrariam e matariam antes que pudesse fazer algum mal à família real.
O maior 'detector de metais' no âmbito espiritual é a lei dos Dez Mandamentos, que Deus escreveu em tábuas de pedra com o Seu próprio dedo. O 'testemunho' do qual fala o nosso versículo é aquele que Deus inspirou os Seus profetas a escreverem, ou seja, a Bíblia.
A finita mente humana é incapaz de detectar todo e qualquer erro. Isso é especialmente verdade quando se trata de fenómenos espiritualistas. As entidades espirituais existem num estado normalmente invisível aos olhos humanos. Isso quer dizer que, se são más, possuem poderes incalculáveis para enganar. A nossa única esperança de detectá-las está em comparar os seus ensinos, e não a aparência (ver II Coríntios 11:14 e 15) com a Palavra de Deus, o 'detector de metais' do erro.