quarta-feira, 7 de março de 2012

LEMBRAR-SE DE ESQUECER

Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de Mim, e dos teus pecados não Me lembro. Isaías 43:25

O tempo é um grande remédio. Enquanto ele passa, as coisas de menos importância tendem a tornar-se insignificantes e a desaparecer. As coisas difíceis de esquecer são geralmente aquelas que nos magoam o ego ou a consciência. Todos nós conhecemos pessoas que nunca perdoam e nunca esquecem. Também conhecemos pessoas que perdoam (ou pelo menos dizem que perdoam), mas nunca esquecem. Com Deus é diferente. Quando os nossos pecados são confessados, perdoados e abandonados, Ele trata-nos como se nunca tivéssemos pecado. A única maneira de fazê-los reviver é procurá-los novamente. (Ver Ezequiel 33:8-16.)
Porque iria alguém procurar trazer os seus pecados de volta, quando Deus os colocou fora da Sua memória tão completamente (é um mistério), a ponto de tratar-nos como se nunca tivéssemos pecado? Talvez nunca cheguemos a entender como Deus faz a parte d'Ele, mas pela fé podemos aceitar o facto de que Ele tem o poder para fazê-lo.
Clara Barton, fundadora da Cruz Vermelha Americana, conversava certo dia com uma amiga, quando esta lhe perguntou se ela se lembrava de um acto especialmente cruel de alguém contra ela, infligido anos atrás. Clara disse que não se lembrava do incidente.
- Mas tu não podes ter-te esquecido - insistiu a amiga.
- Não - respondeu Clara. - Eu não me recordo mesmo, mas eu lembro-me perfeitamente de tê-lo esquecido.
Uma leve repreensão?... Provavelmente. Afinal de contas, como pode alguém esquecer-se de algo do qual se lembra perfeitamente de ter esquecido? Paradoxal, não é? Parece uma contradição, mas na verdade não é. Algumas coisas podem ser tão dolorosas, que a pessoa não consegue lembrar-se delas.
Normalmente, uma pessoa considera muito difícil esse processo. Mas no domínio espiritual, podemos consegui-lo quando nos tornamos participantes da natureza divina. Se o consentirmos, Deus, que é um perfeito 'esquecedor', partilhará connosco essa capacidade especial, de modo que nós também não nos lembremos mais dos nossos pecados. A razão, naturalmente, é que Jesus tomou sobre Si esses pecados, e eles deixaram de ser nossos.