quinta-feira, 1 de março de 2012

JUNTO AO TRONO DA GRAÇA

Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna. Hebreus 4:16

No antigo Próximo Oriente, os súbditos aproximavam-se do trono de um rei com uma postura de submissão. Naquele tempo, ir sem ser convidado à presença de um potentado terrestre podia significar a morte (ver Ester 4:11). Mas os tempos mudaram. Durante muitos anos, tem sido costume na Arábia Saudita que qualquer súbdito, até mesmo o cidadão mais humilde, compareça perante as autoridades superiores e lhes apresente o seu pedido - quer se trate de um chefe tribal, governador ou mesmo o próprio rei. Mas foi só a partir de 1952, quando o Abdul Aziz promulgou um decreto, que esse costume se tornou oficialmente um direito. Mesmo assim, embora os sauditas tenham esse direito, creio que nenhum cidadão comparece diante do rei sem lhe mostrar o devido respeito.
Algumas versões traduzem a palavra parresia como ousadamente, em lugar de confiadamente, como está no nosso texto de hoje. Embora ousadamente seja uma tradução permissível, ela pode ter a conotação de insolência atrevida, e essa não é com certeza uma atitude com a qual devamos chegar-nos ao trono do Rei do Universo.
Tenho ouvido, contudo, alguns cristãos darem a impressão de que têm o direito de irem junto a Deus com arrogância e eficiência, porque Cristo morreu por eles. Isso, penso eu, é um erro.
Um dos significados de graça (no grego, charis) é 'favor imerecido'. Isto parece sugerir que a atitude apropriada para aproximar-se do trono, do qual se dispensa um favor imerecido, é humildade em lugar de insolência atrevida. Por outro lado, isso não significa que devamos aproximar-nos de Deus com uma atitude servil ou tímida, duvidando que nos receba; pois Ele recebe todos os que a Ele vão com fé, procurando com humildade o Seu favor não merecido (ver Tiago 4:6).
Mas graça também tem outro significado - poder divino para cumprir a vontade de Deus. Paulo refere-se à graça neste sentido quando diz que a graça que Deus lhe concedeu "não se tornou vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus comigo." I Coríntios 15:10.
Todos nós precisamos da graça, não só para perdão dos pecados, mas que nos capacite a vencer o pecado quando somos tentados.

Cântico inspirador: Maravilhosa Graça em Links 5M