quinta-feira, 29 de março de 2012

ELA DEU A OFERTA MAIOR

E disse (Jesus): Verdadeiramente vos digo que esta viúva pobre deu mais do que todos. Lucas 21:3

O incidente da viúva que ofereceu duas moedinhas ocorreu provavelmente na tarde de Terça-feira da Semana da Paixão. Imagine a cena: Durante a manhã inteira, primeiro os fariseus e herodianos, depois os saduceus, e finalmente os escribas, tinham estado a pôr Jesus à prova com perguntas capciosas, fazendo tudo para que Ele dissesse algo contraditório.
Agora estamos no início da tarde, e Jesus encontra-Se diante do gazofilácio, ensinando a multidão. Nesse momento, "estando Jesus a observar viu os ricos lançarem as suas ofertas no gazofilácio" (Lucas 21:1). Com que espalhafato alguns deles davam as suas contribuições!
Num outro contexto, a Bíblia conta-nos que, quando certos indivíduos do tempo de Cristo faziam algum 'acto de caridade', eles anunciavam-no com "toques de trombeta ... para serem glorificados pelos homens" (Mateus 6:2). Assim, é possível que alguns ricos a que se refere a história da viúva, tenham chamado a atenção para a sua generosidade, mandando tocar trombeta na frente deles. Note que o contexto imediatamente anterior ao acto da viúva conta-nos que Jesus advertiu o Seu auditório contra aqueles que "devoram as casas das viúvas e, para o justificar, fazem longas orações" (Marcos 12:40). Essas pessoas eram hipócritas.
Ninguém, hoje, manda tocar trombeta para atrair a atenção para a sua contribuição generosa para a igreja - pelo menos, não do mesmo modo. Mesmo assim, todos já ouvimos a expressão 'ele está a tocar trombeta'. Às vezes, o toque de trombeta acontece quando alguém garante enfaticamente que não deseja chamar a atenção para as suas contribuições, mas o que na realidade acontece é que essa pessoa atrai exactamente a atenção que o seu subconsciente deseja, através dos seus veementes protestos! Pense nisto.
Mas há outro ponto a ser considerado: Como pode Jesus dizer que a viúva, que tinha depositado apenas "duas pequenas moedas correspondentes a um quadrante" - a moeda mais pequena em circulação na época - tinha depositado mais do que todos os ofertantes? Já pensou que, devido ao exemplo abnegado daquela viúva, muitas pessoas desde o tempo de Jesus passaram a contribuir para a causa de Deus com maior fidelidade e com o mesmo espírito modesto? Teria sido nesse sentido que ela "deu mais do que todos"?