quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A VITÓRIA SOBRE A VELHA NATUREZA

Desfaçam-se dessa velha natureza má - o velho 'eu' que era parceiro nos vossos maus caminhos. ... Agora as vossas atitudes e os vossos pensamentos, tudo deve estar constantemente mudando para melhor. Sim, você deve ser uma pessoa nova e diferente, santa e boa. Vista-se desta nova natureza. Efésios 4:22-24 (A Bíblia Viva)

Certo dia, Hudson Taylor, famoso missionário na China, quando viajava, chegou às margens de um rio e contratou o barqueiro para que o transportasse até ao outro lado. Enquanto esperava, um mandarim vestido de sedas e cetins chegou ao pequeno cais e tentou usar o barco antes dele. O barqueiro respondeu que já tinha combinado a travessia com o missionário, mas o mandarim insistiu. Então, sem uma palavra, virou-se e atingiu o 'estrangeiro' com um poderoso golpe entre os olhos e dirigiu-se ao barco, exibindo-se.
Taylor ficou momentaneamente estonteado. Exaltado por natureza, o seu primeiro impulso foi atirar o agressor para dentro da água. Na verdade, ele chegou a erguer a mão para o fazer, mas deixou-a cair logo a seguir.
Disse então ao mandarim: "Senhor, fui tentado a empurrá-lo para dentro do rio agora mesmo, mas Jesus a quem eu sirvo impediu-me de fazê-lo. Como sabe, combinei a travessia antes do senhor chegar, mas convido-o com todo o prazer a atravessar o rio juntamente comigo." O mandarim não esperava esse tipo de reacção, mas apesar de não pedir desculpas, o seu olhar perplexo e o facto de aceitar o convite de Taylor significaram que queria desculpar-se.
Às vezes, a vitória sobre um pecado é obtida num momento. Muitos, por exemplo, conseguem uma vitória instantânea sobre as drogas. Outros precisam de lutar durante dias ou mesmo anos, antes de vencer o hábito; outros ainda, é triste dizer, nunca conseguem libertar-se.
Talvez nem sempre saibamos porque parece impossível vencer um pecado habitual. Mas será que lá no fundo, queremos realmente desistir de um pecado acariciado? Se não temos a certeza, precisamos de fazer a oração de David, no Salmo 139:23 e 24.
Uma coisa é certa: quando fracassamos, a culpa nunca é de Deus. Mas o que é que podemos fazer para obter a vitória?
Primeiro: precisamos de reconhecer que somos impotentes para fazer a mudança em nós e por nós mesmos.
Segundo: podemos orar para que Deus faça por nós aquilo que somos incapazes de fazer.
Terceiro: devemos resistir pela graça de Deus, no momento da tentação.
Quarto: pela fé, podemos agradecer porque Deus já respondeu à oração.
Tente fazer isto. Funciona!