segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

OBEDECER À VOZ DA CONSCIÊNCIA

Dou graças a Deus, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com uma consciência pura. II Timóteo 1:3

Sempre tive uma grande consideração pelo escocês Eric Liddell. Tal como eu, ele foi levado para um campo de concentração para prisioneiros de guerra civil. Infelizmente, ele não sobreviveu à experiência. A razão pela qual eu o respeito e estimo tanto é que ele teve a coragem de manter-se firme nas suas convicções.
Enquanto jovem, Liddell, estudante de Teologia na sua terra natal, a Escócia, treinou-se para participar na corrida dos 100 metros nas Olimpíadas de 1924. Era um atleta veloz e tinha chances excelentes de conquistar uma medalha. Entretanto, soube que a corrida estava programada para um Domingo, e sentiu que não podia, em sã consciência, correr no seu dia de culto. Fiel às suas convicções retirou-se da competição. Os seus fãs ficaram perplexos. Alguns elogiaram-no, enquanto outros o julgaram um tolo.
Foi então que um corredor dos 400 metros desistiu da prova, que ocorreria num dia de semana. Liddell ofereceu-se para preencher a vaga, embora o percurso fosse quatro vezes mais longo do que aquele para o qual ele se tinha preparado. Para surpresa de todos, Liddell cobriu o percurso em 47,6 estonteantes segundos - um record mundial - e conquistou a medalha de ouro!
Posteriormente, Liddell serviu ao Senhor como missionário na China. Foi lá que ele faleceu em 1945, num campo de concentração.
A consciência não é uma coisa com a qual se brinque, pois é a faculdade mental por cujo intermédio o Espírito Santo nos fala.
Alguns supõem que a consciência, em si, é a voz do Espírito Santo. Isso é incorrecto e vou prová-lo com esta ilustração: Em certas tribos africanas, os gémeos são considerados tabu. Quando nascem gémeos, os bebés são abandonados para morrer. De modo estranho, os pais que contrariam essa prática horrível sofrem de 'dor na consciência' - e isso com certeza não é obra do Espírito Santo.
Para que a consciência seja um guia seguro, precisa de ser educada pela Palavra de Deus. E quando o tiver sido, devemos obedecer à sua voz, pois então ela será o veículo através do qual Deus nos fala.