domingo, 5 de fevereiro de 2012

O SEGREDO DO PODER ESPIRITUAL

Eu porém estou cheio do poder do Espírito do Senhor, cheio de juízo e de força, para declarar ...a Israel o seu pecado. Miqueias 3:8

Dwight Lyman Moody nasceu em East Northfield, no Estado de Massachusetts, em 1837. Perdeu o pai aos 5 anos de idade. Com 17 anos, enquanto trabalhava como empregado de balcão na sapataria do seu tio em Boston, Dwight converteu-se. Não muito tempo depois disso, mudou-se para Chicago, onde estabeleceu, com bom êxito, a sua própria loja de calçado. Ainda jovem, Moody ouviu um pastor declarar que o mundo ainda veria o que um homem completamente consagrado a Cristo poderia realizar. Moody aceitou aquelas palavras como um desafio pessoal e resolveu ser o tal homem.
Num sábado de manhã, em 1856, o vendedor de sapatos de 19 anos entrou numa igreja seguido por um grupo heterogéneo de delinquentes, alcoólatras e pessoas de rua que ele tinha convidado. Continuou a fazer isso até que Deus o chamou para um ministério mais amplo.
Em 1860, Moody encerrou o seu comércio de calçados e dedicou-se à obra missionária, ajudando espiritualmente os soldados da Guerra Civil. Onze anos mais tarde, Ira D. Sankey, músico, juntou-se a ele e ambos realizaram uma série de frutíferas reuniões de reavivamento. A partir de então dirigiu, com sucesso, campanhas evangelísticas na Grã-Bretanha e América. Segundo um dos seus amigos, Moody, antes da sua morte em 1899, tinha "reduzido a população do inferno em quase um milhão de almas".
O segredo do poder de Moody estava numa vida totalmente dedicada a Deus. Embora não tivesse concluído o ensino secundário, nunca tivesse obtido preparação teológica e não conhecesse algumas regras de gramática e sintaxe, Moody pregava sermões dinâmicos, cativantes e poderosos. Acima de tudo, eram acompanhados por intensa convicção pessoal.
O mesmo aconteceu com os primeiros discípulos de Jesus. Eram pescadores incultos, mas dedicaram-se totalmente a Deus. O Espírito Santo tomou posse deles e dentro de um período de tempo relativamente curto, assim como Paulo e os seus companheiros, transformaram o mundo (ver Actos 17:6).
Esse mesmo poder espiritual está disponível para si e para mim hoje.