quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

GROSSERIA VERSUS AMOR

Não te glories na presença do rei: nem te ponhas no meio dos grandes; porque melhor é que te digam: 'Sobe para aqui', do que seres humilhado diante do príncipe. Provérbios 25:6 e 7

No dia 26 de Fevereiro de 1844, o Presidente John Tyler e outros dignitários do governo foram fazer uma visita de inspecção ao recém-construído Princeton, o mais poderoso navio de guerra da Marinha dos Estados Unidos na época. Para entretenimento, o Capitão Stockton ordenou que um membro da tripulação accionasse o gigantesco canhão do navio, chamado ironicamente 'o Pacificador'.
Exactamente antes do segundo disparo, um amigo deu uma palmadinha no ombro de um dos observadores, o senador Thomas Benton. Quando Benton deu um passo para trás para conversar com esse amigo, o secretário da Marinha, Gilmore abriu passagem grosseiramente com os cotovelos e ocupou um lugar na fila da frente. Extremamente aborrecido, Benton estava a ponto de retribuir um pouco da rudeza quando a arma explodiu, matando Gilmore e vários outros. Benton não foi atingido.
Até àquela época, Benton tinha a reputacão de ser birrento e intratável. Por exemplo, ele há pouco tempo atrás tinha feito um discurso insolente dirigido a Daniel Webster, o então Secretário de Estado. Mas depois de ter escapado da morte por um triz, Benton tornou-se um homem diferente. Aqui está o que ele escreveu para Webster depois da explosão no navio:
"Tenho a impressão, Sr. Webster, de que aquela palmadinha no meu ombro foi a mão do Todo-Poderoso estendida para mim, afastando-me daquilo que teria significado morte instantânea. Foi aquela circunstância exacta que mudou todo o curso da minha vida. Sinto que sou um homem diferente. E desejo, em primeiro lugar, fazer as pazes com todos aqueles de quem tenho divergido rispidamente."
A grosseria não compensa. Salomão usa estas palavras: "Antes da ruína gaba-se o coração do homem, e diante da honra vai a humildade." Provérbios 18:12. Mesmo quando a arrogância parece compensar, haverá sempre um dia de ajuste de contas - se não for nesta vida, no julgamento futuro.
"O amor" - por outro lado - "é paciente, ... não se ensoberbece, não procura os seus interesses, não se exaspera." I Coríntios 13:4 e 5. Que a sua vida e a minha possam reflectir sempre essa virtude cristã.