quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

FIDELIDADE NAS PEQUENAS COISAS

Quem é fiel nas coisas pequenas também será nas grandes; e quem é desonesto nas coisas pequenas também será nas grandes. Lucas 16:10 (A Bíblia na Linguagem de Hoje).

No vale do Tesouro, no Estado de Idaho, onde moro, as principais estradas municipais foram abertas seguindo um padrão quadrado, semelhante a uma grade, a cerca de uns 1.600 metros uma da outra. Eu disse "cerca de 1.600 metros" porque em algumas intersecções, quando se espera seguir em linha recta, é necessário dar uma guinada. Perguntei a razão disso e contaram-me que alguns dos antigos topógrafos tinham cometido pequeninos erros no seu trabalho. Hoje as estradas reflectem o erro deles. Algumas dessas guinadas são de 200 a 240 metros. Aparentemente, uma discrepância bem pequena pode tornar-se significativa quando se projecta uma linha a uma distância considerável. Felizmente, nem todos os topógrafos são descuidados.
Quando era ainda rapaz, George Washington, que mais tarde foi o primeiro presidente dos Estados Unidos, trabalhou bastante como topógrafo nos ermos do Estado da Virgínia para o Lorde Fairfax. Em 1913, como preparativo para a aquisição de parte desse território para o serviço florestal apalache, os topógrafos do governo refizeram o trabalho. Os topógrafos descobriram que as marcas feitas por George Washington eram tão perfeitas quanto poderiam ser para um trabalho realizado por pessoas daquela época.
Essa mesma fidelidade foi transferida para a sua administração das colónias durante a Guerra da Independência e para a sua liderança da jovem nação.
A recompensa de um trabalho fiel é o aumento das responsabilidades. Frequentemente, essa recompensa é já nesta vida. Mas Jesus refere-se, em Lucas 16:10, a recompensas no mundo futuro. Isso significa que, embora o cristão não despreze as honras que possa receber já agora (ele aceita-as cortesmente), não executa os seus deveres da melhor maneira possível a fim de obter as honrarias do mundo.
Seja qual for a obra da sua vida neste planeta, decida pela graça de Deus executá-la tão bem, que as gerações futuras possam reconhecer que fez o seu melhor. Certifique-se de que as linhas da sua conduta sejam tão absolutamente exactas, que o traçado do seu sucesso - quando comparado com os princípios da honra - tenha a medida de um quadrado perfeito.