segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

DEDICAÇÃO TOTAL

Mas meus irmãos, que subiram comigo, desesperaram o povo; eu, porém, perseverei em seguir o Senhor meu Deus. Josué 14:8

William Booth (1829-1912) fundou o Exército da Salvação em 1878, e é lembrado pelos seus bem sucedidos esforços em favor do reerguimento dos desfavorecidos, especialmente os alcoólatras. Aprendiz de penhorista, bem jovem ainda, Booth testemunhou em primeira mão a miséria causada pelo álcool e dedicou o resto da sua vida na luta contra a pobreza e degradação associadas à intemperança.
Num período de dez anos após o estabelecimento dessa organização, muitos em Inglaterra combatiam Booth e os seus seguidores. Os salvacionistas eram atirados ao chão, pisados ou brutalmente assaltados. Muitos foram levados para as prisões por terem pregado o evangelho. Mas Booth e os seus adeptos perseveraram. Com o tempo, o mundo passou a reconhecer os seus esforços voltados para uma sociedade melhor. Antes da sua morte, recebeu o título de Cidadão de Londres; a Universidade Oxford outorgou-lhe um doutoramento honorário e ele foi convidado para a coroação de Eduardo VII. Nenhuma dessas homenagens, entretanto, o desviou da sua dedicação a Deus.
Quando o Dr. Wilbur J. Chapman lhe perguntou qual era o segredo do sucesso, Booth respondeu: "Deus recebeu tudo o que havia em mim. Há homens com uma inteligência maior que a minha; homens com mais oportunidades do que eu; mas a partir do dia em que coloquei os pobres de Londres no meu coração, e tive uma visão daquilo que Jesus Cristo poderia fazer por essas pessoas, decidi que Deus teria tudo o que havia em William Booth."
Mais tarde, o Dr. Chapman comentou acerca desta dedicação: "A grandeza do poder de um homem é a medida da sua entrega."
Outra pessoa cristã coloca essa verdade nestes termos: "Não há limites à utilidade daquele que, pondo de parte o próprio eu, abre margem para a operação do Espírito Santo no seu coração, e vive uma vida inteiramente consagrada a Deus." - Serviço Cristão, pág. 254.
É essa espécie de dedicação que Deus espera de si e de mim.