sábado, 18 de fevereiro de 2012

CLAMOR NUMA CAVERNA

Das profundezas clamo a ti, Senhor. Escuta, Senhor, a minha voz: estejam alerta os teus ouvidos às minhas súplicas. ... A minha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pelo romper da manhã. Mais do que os guardas pelo romper da manhã. Salmo 130:1, 2 e 6

Embora o cabeçalho deste salmo não nos diga quem o compôs, alguns eruditos dizem que foi David enquanto estava escondido na cavema de Adulão. Alguns dos sentimentos que expressa podem apoiar essa conclusão, com certeza.
Apanhado como um animal selvagem pelo ciúme insano do rei Saul, David finalmente encontrou consolo e segurança na caverna de Adulão, situada a uns 20 quilómetros a sudeste de Jerusalém. As cavernas, como todos sabemos, geralmente são escuras. É tocante o refrão "mais do que os guardas pelo romper da manhã". Alguns crêem que David compôs este salmo nas primeiras horas da manhã. Nesse caso, a escuridão que precede a alvorada realçou-lhe, sem dúvida, o tom de desespero.
Muitos já se sentiram como David. Portanto, se isto o inclui a si, saiba que não está sozinho. A maioria das pessoas já se sentiu assim em alguma ocasião.
Há muitos anos atrás, um jovem advogado sofreu uma depressão tão profunda, que os seus amigos temeram pela sua vida. Para o impedir de cometer suicídio, tiraram-lhe tudo o que pudesse contribuir para a concretização dessa possibilidade. Naquela ocasião, o jovem advogado escreveu: "Sou agora o mais desgraçado entre os homens vivos. Não posso dizer se me sentirei melhor no futuro. Sinceramente pressinto que não."
E ele estava errado! Com o tempo, as circunstâncias mudaram e o jovem advogado - Abraão Lincoln - veio a ser um dos maiores e mais amados presidentes dos Estados Unidos. E David, naturalmente, veio a ser o rei de Israel.
Fico feliz porque, apesar do futuro negro e agourento, o salmista concluiu a sua composicão com estas triunfantes palavras: "Espere Israel no Senhor, pois no Senhor há misericórdia, n'Ele copiosa redenção" (v. 7).
Assim, nunca permita que a escuridão o derrube. Antes, "espera em Deus" (Salmo 42:5) - pois Ele responde ao clamor dos Seus fiéis na caverna do desespero.