domingo, 19 de fevereiro de 2012

ARTISTAS PARA A ETERNIDADE

Pela recordação que guardo da tua fé sem fingimento, a mesma que primeiramente habitou em tua avó Loide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também em ti. II Timóteo 1:5

Eu tinha 6 anos de idade quando pela primeira vez vi a Estátua da Liberdade no porto de Nova Iorque. Ficou uma sensação inabalável na minha mente jovem, quando passámos por ela no nosso navio, o S.S. Alban, e o Comandante Evans nos chamou a atenção para ela. No entanto, quase 50 anos mais tarde é que tive a oportunidade de visitar a Ilha da Liberdade e ficar ao lado daquela 'dama' que ergue a sua tocha junto à porta dourada, e subir as escadas que levam às janelas panorâmicas da sua testa.
A estátua foi idealizada pelo escultor francês Frederic Auguste Bartholdi, que levou quase vinte anos para conceber, desenhar, construir e instalar o monumento. Ele, pessoalmente, coordenou a colecta de um milhão de francos entre o povo francês para o projecto. Em 1884, quando houve uma falha nas contribuições, ele empregou a sua própria fortuna para cobrir as despesas, ficando quase anuinado financeiramente. A estátua foi inaugurada no dia 28 de Outubro de 1886, pelo Presidente Grover Cleveland.
Conta-se que quando Bartholdi começou a obra, procurou uma pessoa cuja silhueta e feições mais se assemelhassem ao conceito de 'liberdade' que ele tinha em mente. Estudou muitas possibilidades, mas finalmente modelou aquela obra à semelhança da sua mãe - uma escolha que não surpreendeu ninguém.
Quer as mães percebam, quer não, os filhos tendem a moldar a vida à semelhança da delas. Os pais, mas especialmente as mães, devido à sua proximidade com os filhos durante os seus primeiros meses de vida, têm um privilégio único. Falando sobre esse papel, Ellen White escreveu:
"Nenhuma outra obra se pode comparar à sua em importância. Ela não tem, como o artista, de pintar na tela uma bela forma, nem, como o escultor, de a cinzelar no mármore. Não tem, como o escritor, de expressar um nobre pensamento em eloquentes palavras, nem, como o músico, de exprimir em melodia um belo sentimento. Cumpre-lhe, com o auxílio divino, gravar na alma humana a imagem de Deus." - A Ciência do Bom Viver, pág. 378.
Que os pais possam buscar sempre a orientação divina para a sua importante obra.