quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

UMA PROCURA SINCERA

Buscar-Me-eis, e Me achareis, quando Me buscardes de todo o vosso coração. Jeremias 29:13

Antes que Adão e Eva desobedecessem a Deus e comessem o fruto da árvore proibida, eles comungavam com Deus face a face (ver Génesis 1:27-30). Eles conheciam-n'O experimentalmente como Amigo. Entretanto, depois do pecado, afastaram-se do seu Criador e esconderam-se (ver Génesis 3:1-8). O pecado separa-nos de Deus.
Mas Deus não deixou o homem nessa condição. Ele, o Deus omnisciente, é retratado indo à procura dos nossos primeiros pais (ver Génesis 3:8-10). Que insondável condescendência!
Desde que o homem foi expulso do Éden, os seres humanos tiveram de procurar Deus por outro método, apesar de Ele não estar "longe de cada um de nos". Actos 17:27. Esse método, como já vimos, começa por aceitar a possibilidade de que Ele existe. E depois continua por meio de uma procura "de todo o coração".
Mas existem aqueles que parecem decididos a procurar Deus do seu modo. Recusam-se a seguir o método que Ele estabeleceu na Sua Palavra - e depois perguntam por que razão não conseguem encontrá-l'O. É neste ponto que o enganador de Adão e Eva, "o deus deste século" (II Coríntios 4:4), frequentemente se manifesta e engana muitos (ver II Tessalonicenses 2:4-11). Mas não precisamos de ser enganados, se seguirmos o método de Deus.
Procurar Deus de todo o coração significa agir sem reservas. Nenhuma busca que envolva pouco empenho vai resultar. Nem será suficiente uma busca com o coração quase sincero. Entretanto, todos os que seguirem com seriedade o método que Deus usa para Se revelar, descobrirão que Ele é realmente "galardoador dos que O buscam". Hebreus 11 :6.
O terceiro e último passo para encontrar Deus é ir a Ele através de Jesus Cristo. Jesus, que tem a plenitude da divindade, é Aquele que nos torna Deus conhecido (ver João 1:18; 14:6). Ao lermos a Bíblia e ao estudarmos a vida de Cristo, Deus revelar-Se-á para nós - não como um ser impessoal e distante, mas como um Amigo pessoal e amorável.
Seguindo estes passos simples, você irá conhecer Deus - não teoricamente, mas por experiência, através de Jesus Cristo a quem Ele enviou (ver João 17:3).