sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

RECONCILIAÇÃO COM DEUS

Reconcilia-te, pois com Ele (Deus), e tem paz. Job 22:21

O que significa reconciliar-se com Deus? Provavelmente não haverá duas pessoas que tenham chegado a conhecer Deus através de Jesus Cristo, que dêem exactamente a mesma resposta a essa pergunta.
Há uma boa razão para isso: não existem duas pessoas iguais. Todos somos indivíduos - e Deus trata-nos como tais. Apesar disso, há certas semelhanças básicas. Por causa das diferenças, hesito em relatar a minha própria experiência, pois alguém pode dizer: "Não foi assim que me relacionei com Deus." Entretanto, se eu não relatar a minha experiência, outros dirão: "Como é que ele sabe do que está a falar?"
Vou, portanto, contar brevemente como foi que me aproximei de Deus. Devo ter começado ainda em criança a observar o modo como os meus pais viviam. Embora fossem os últimos a alegar santidade, o que eu observava atraía-me, particularmente as pregações do meu pai e as conversas particulares que ele tinha comigo. Assim, aos nove anos de idade, e sem nenhuma pressão por parte dos meus pais, desejei entregar a minha vida a Deus. O meu pai baptizou-me no dia 3 de Março de 1933, no Funchal, Ilha da Madeira. Deus tornou-Se real para mim. Em retrospectiva, porém, eu teria de dizer que naquela época eu "conhecia-O só de ouvir" (Job 42:5).
No fim da minha adolescência e pouco depois dos meus vinte anos, ainda no internato, afastei-me de Deus e Ele tornou-Se irreal para mim. Eu queria crer, mas não conseguia. No fim do meu segundo ano de faculdade, estive a ponto de abandonar a religião e entrar no exército. Entretanto, antes de dar esse passo, comecei a ler um livro sobre a vida de Cristo. Certa manhã, enquanto lia o relato da cura do filho endemoninhado, encontrei esta dedaração: "Lança-te aos pés de Cristo com o clamor: 'Eu creio; ajuda-me na minha falta de fé'. Nunca perecerás enquanto fizeres isso - nunca."
O Espírito Santo falou-me através desse incidente bíblico e disse: "Este és tu. Queres crer, mas não consegues." Tive de concordar. "Senhor", orei, "eu creio. Ajuda-me na minha falta de fé."
Assim como o sol da manhã dissipa o nevoeiro, desvaneceram-se as minhas dúvidas num momento. Desde então, Deus tem sido real para mim. Será que em algumas ocasiões Ele parece mais real do que noutras? Sim, e na leitura de amanhã explicarei porquê.