terça-feira, 24 de janeiro de 2012

NECESSIDADES E DESEJOS

E o meu Deus, segundo a Sua riqueza em glória, há-de suprir em Cristo Jesus, cada uma das vossas necessidades. Filipenses 4:19

Os meus pais, o meu irmão e eu estávamos a caminho de Moçambique, África Oriental, quando o navio em que viajávamos atracou em Manila, no dia 4 de Dezembro de 1941. Quatro dias depois, Pearl Harbor foi bombardeada e três semanas mais tarde fomos levados como prisioneiros pelo Exército Imperial Japonês para o campo de concentração John Hay, ao norte de Luzon.
Depois da queda de Bataan, fomos transferidos para o Campo Holmes (hoje Campo Dangwa), a alguns quilómetros de distância. Encontrámos, no novo campo, várias peças de equipamento militar que os exércitos americano e filipino, em retirada, tinham abandonado. Entre elas, havia balas de rifle de grosso calibre. Esses projécteis eram grandemente apreciados, e se alguém conseguisse surripiar de um soldado japonês uma arma calibre 27 que funcionasse com essas balas, seria herói no campo de concentração.
Ralph Longway, o meu melhor amigo, tinha entre os seus pertences um esconderijo para essas balas. Certo dia, o pequenino Jamie Mather, de três anos e meio, descobriu a mercadoria açambarcada de Ralph e roubou um punhado de balas. Se me lembro bem, Billie - o irmão de seis anos de idade de Jamie procurou o Ralph e denunciou o irmãozinho. Ralph dirigiu-se a Jamie e pacientemente procurou convencê-lo a entregar as 'preciosas' peças, mas Jamie não queria devolvê-las.
Finalmente, Ralph apelou para uma autoridade maior - o pai do Jamie. Parece que ainda estou a ver o Dr. Bruce Mather segurar Jamie pelo braço esquerdo, tentando com paciência fazer com que ele devolvesse a última bala, enquanto Jamie gritava: "Mas eu preciiiiiiiiso dela!" Por fim, o Dr. Mather teve de retirar, à força, o projéctil da mãozinha fechada de Jamie e devolvê-lo a Ralph, entre gemidos de protesto.
Nós rimos da confusão que o Jamie fez entre as suas necessidades e os seus desejos. Mas não fazemos nós a mesma coisa? Não oramos algumas vezes por coisas que queremos, mas das quais na realidade não estamos a precisar? A Palavra de Deus, garante-nos que "nenhum bem (Deus) sonega aos que andam rectamente." Salmo 84:11.
Deus promete suprir totalmente as nossas necessidades de acordo com a Sua abundante riqueza (ver Filipenses 4:19), mas Ele nunca prometeu suprir todos os nossos desejos.