quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

É UM AÇOITADOR DE FARISEUS?

Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos Céus. Mateus 5:20

As denúncias mais contundentes de Jesus não foram dirigidas aos publicanos e pecadores, mas aos fariseus. Podemos ler acerca dos ais que Ele pronunciou contra essa classe em Mateus 23. E já que Cristo denunciou esses hipócritas, alguém com certeza pode pensar que não há problema nenhum em juntar-se aos que se acham no direito de entregar os fariseus ao açoite. Quando foi a última vez que ouviu um pregador expressar compaixão por essas "pobres e ridicularizadas pessoas"?
Recentemente ouvi uma ilustração que me pareceu apócrifa - até ao momento em que parei para pensar em alguns dos sermões que já preguei contra os fariseus. Segundo essa história, a lição numa classe bíblica infantil era sobre a parábola do fariseu e do publicano. Lembra-se que, ambos "subiram ao templo com o propósito de orar", e o fariseu disse, entre outras coisas: "Ó Deus, graças Te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano." (Lucas 18:10 e 11).
No encerramento da lição, o professor pediu que um dos jovens orasse e, de acordo com a história, ele disse: "Senhor, graças Te damos porque não somos como aquele fariseu."
Curiosa ironia! Dá bem para visualizar o menino a pegar na "vara de medir" que o fariseu usara para bater no publicano, e voltar-se contra o fariseu para lhe bater com a mesma vara. Não foi precisamente isso que Jesus fez quando denunciou os fariseus? De modo nenhum! Jesus "sabia o que era a natureza humana" (João 2:25); você e eu não sabemos. Quando denunciamos essa seita maligna, isso sem mencionar pecadores "mais culpados que todos os outros" (Lucas 13:4), precisamos perguntar a nós mesmos: Qual é a minha motivação? São as minhas denúncias farisaicas feitas para colocar em evidência a minha justiça? (Por contraste, é claro!)
Os fariseus possuíam justiça. A Bíblia diz que possuíam (ver Mateus 5:20) - mas não a justiça do tipo certo. A justiça de que necessitamos não se compara com a justiça ou injustiça dos outros. Ela olha para Jesus. E à luz da justiça d'Ele: "todas as nossas justiças (de qualquer espécie) são como trapos de imundície!" Isaías 64:6.