quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

DEUSES ESTRANHOS

Se é de todo o vosso coração que voltais ao Senhor, tirai dentre vós os deuses estranhos ... e preparai o vosso coração ao Senhor; e servi a Ele só. I Samuel 7:3

Há tempos atrás, um missionário americano na Índia conheceu um motorista de autocarro que adorava um deus muito estranho.
Os autocarros na Índia não são fabricados como os meios de transporte nos quais costumam viajar as pessoas em países mais desenvolvidos. Eles são construídos tendo em vista a utilidade, e não o conforto. A carroceria do autocarro avança para a frente ocupando o máximo de espaço possível; o banco do motorista fica ao lado do motor, que é abrigado por uma coberta.
Segundo a história, o missionário viajava num desses autocarros. A cobertura do motor parecia um lugar cómodo para o descanso dos pés, de modo que ele colocou-os ali. Imediatamente o motorista começou a gesticular e a falar de modo agitado, num dialecto que o missionário não entendia. O estrangeiro ficou surpreendido com o estardalhaço que o homem fazia.
Felizmente, um passageiro bilingue interveio nessa altura. Pediu, em inglês, que o missionário fizesse a fineza de retirar os pés da cobertura do motor. O missionário obedeceu, mas perguntou ao intérprete qual era o problema. Ficou a saber que a cobertura abrigava o deus do motorista. Ao colocar os pés sobre aquela cobertura, o missionário estava a demonstrar desrespeito pelo deus que estava ali por baixo - o motor!
Talvez você esteja a sorrir, como aconteceu comigo ao saber da história. Mas pensando bem, será que nós somos melhores do que o nosso amigo hindu? Não é possível que nós, os que professamos conhecer e adorar o verdadeiro Deus, estejamos também cultuando deuses "estranhos"? Não quero dizer estranho no sentido de algo esquisito ou ridículo. Quero dizer estranho no sentido em que a Bíblia usa a palavra - deuses falsos. Não é possível que estejamos a adorar tais deuses na forma de objectos concretos ou mesmo conceitos mentais?
O apóstolo Paulo aconselha-nos a fazer um exame de nós mesmos (ver II Coríntios 13:5). Todos nós precisamos de fazer isso periodicamente. Se acha que tem adorado um deus "estranho", que tal livrar-se dele e permitir que o verdadeiro Deus ocupe o Seu lugar legítimo no templo da alma? Deus promete conceder-lhe o que se chama o "poder expulsivo de uma nova afeição" para o capacitar a fazer isso.