segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

DEUS ESPALHA A SUA PALAVRA

Crescia a palavra de Deus em Jerusalém e se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé. Actos 6:7

Quando trabalhei como missionário na cidade de Manaus, conheci dois irmãos ingleses que eram tradutores da Bíblia de Wycliffe. Estavam a fazer a grande obra de traduzir a Palavra de Deus para a língua dos índios que viviam ao longo do Rio Amazonas. Todos os cristãos são devedores de gratidão profunda para com a grande obra realizada por esses fiéis servos de Deus.
Pouco antes da Segunda Guerra Mundial, Cameron Townsend, tradutor da Bíblia de Wycliffe no México, procurou obter permissão para traduzir as Escrituras para as línguas das tribos indígenas daquele país. O sentimento anticlerical, entretanto, era forte. Um oficial disse-lhe, abruptamente: "Enquanto eu ocupar este cargo, a Bíblia nunca será traduzida para a língua dos índios." Townsend tentou outras formas de conseguir a permissão, mas foi tudo inútil.
Impedidos de actuar, Townsend e a sua mulher foram viver numa pequena e obscura aldeia indígena. Aprenderam a língua, ensinaram o povo a esperarem que Deus abrisse as portas. Um dia, Townsend observou que a fonte no centro da praça da aldeia produzia água em abundância, mas ela corria pela colina abaixo e desperdiçava-se. Ele sugeriu que os índios fizessem plantações em áreas para as quais a água pudesse ser facilmente canalizada. Em pouco tempo, os índios passaram a produzir o dobro dos alimentos. A população sentia-se agradecida. Townsend publicou a seguir um artigo num jornal mexicano acerca dessa transformação.
De algum modo, o artigo foi parar às mãos de Lázaro Cárdenas, presidente do México. O presidente ficou tão impressionado com o que leu, que foi pessoalmente à aldeia indígena e entrevistou Townsend. Durante a conversa, Townsend pediu ao presidente licença para traduzir a Bíblia para a língua dos índios. E conseguiu!
Deus nem sempre responde de imediato às nossas orações, ou exactamente como queremos, mas se de todo o coração nos submetermos à Sua vontade e seguirmos a Sua orientação, Ele nos abrirá amplas avenidas de utilidade e serviço, a ponto de surpreender-nos. Tente!